Anuncio

Mães e jovens aprendizes de Salvador dialogam com Fundação Banco do Brasil

A presidente da Fundação BB, Eveline Susin, visitou projetos da AVSI Brasil reforçando a parceria entre as organizações

O Centro de Orientação a Família (COF) recebeu a visita de uma comitiva da Fundação Banco do Brasil (FBB), organização parceira da AVSI Brasil em diversas iniciativas. Na ocasião, o grupo conheceu o histórico da atuação da AVSI naquela comunidade e os projetos realizados no COF atualmente, além de todo o espaço físico.

O primeiro momento da visita contou com a contextualização, realizada pelo diretor presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, que falou sobre o percurso de chegada da organização na região e todo o trabalho realizado na comunidade de Novos Alagados desde 1993.

Débora Oliveira, coordenadora de formação técnica do COF, apresentou a execução dos cursos profissionalizantes, o programa de aprendizagem e o projeto de acompanhamento nutricional e psicossocial que acontecem no local. Nesse sentido, a comitiva composta por Eveline Susin, presidente da Fundação BB, Eduardo Lima, superintendente estadual do Banco do Brasil na Bahia, e Rogério Miziara, assessor especial da Fundação BB, conheceu os dados sobre metodologia, planejamento e logística dos projetos realizados neste equipamento social.

“Esperávamos essa visita com muita expectativa. O que mais me chamou atenção foi o amor com que as pessoas realizam esse trabalho. A AVSI criou esse lugar comum onde a comunidade pode se sentir amada e acolhida, isso faz toda a diferença e pode mudar a vida das pessoas”, ressaltou Susin.

Aproximando a comitiva da missão institucional da AVSI Brasil – de colocar a pessoa no centro do desenvolvimento –, houve um diálogo com beneficiários que compartilharam sobre suas trajetórias e transformações de vida por meio dos projetos realizados no COF.

“Eu sou muito grata e me sinto abraçada por todos aqui. Entrei achando que seria apenas um curso profissionalizante, mas logo no primeiro módulo fui convidada a olhar para o meu eu e, daí em diante, fui muito acolhida. Hoje eu sou aprendiz, pego quatro ônibus por dia pra estar aqui e, mesmo com a rotina cansativa, é muito gratificante poder ajudar minha família”, conta Sulamita Salvador, jovem aprendiz no COF.

O protagonismo vivenciado pelos beneficiários é o resultado mais significado em relação aos projetos da AVSI. Nesse sentido, Eduardo Lima acrescenta que é muito positivo conhecer de perto os desafios existentes e poder estabelecer conexões para contribuir com a transformação daquela realidade. “As pessoas querem pertencer a algo e desenvolver seu potencial. Eu percebo que o projeto dá essa oportunidade a elas”, completa o superintendente.

Por fim, o grupo conheceu toda a estrutura do COF, incluindo as salas de atendimento nutricional, psicológico, cozinha para atividades práticas, sala de informática e espaço onde os jovens do programa de aprendizagem realizam atividades, simulando a atuação em uma empresa. Os convidados puderam caminhar pelos corredores e conhecer este espaço que acolhe tantas famílias do Subúrbio Ferroviário de Salvador, desde 2003. Além do COF, a presidente da Fundação BB visitou outros projetos na Bahia e realizou encontros estratégicos com a diretoria da AVSI Brasil, reforçando a parceria de sucesso entre as organizações.