Em 2022, a AVSI completa 50 anos e os comemorará envolvendo seus funcionários, doadores, apoiadores e beneficiários em diversas iniciativas que serão promovidas em todos os países em que atua, para lembrar o caminho percorrido, mas sobretudo para olhar para os próximos 50 anos, como renovar sua “promessa”.
Fundada em 1972, com um primeiro projeto no Zaire agora República Democrática do Congo, a AVSI hoje atua em 38 países e está entre as dez maiores ONGs italianas: em primeiro lugar em transparência na gestão de fundos, no último ano fechou um orçamento com 68,3 milhões de euros de projetos geridos, dos quais 76,65% por doadores institucionais e 23,35% por doadores privados. Graças a mais de 200 projetos e uma equipe de mais de 2.100 pessoas, só no ano passado alcançou e ajudou cerca de 5 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O calendário global de celebrações entre Oriente Médio, África Subsaariana, América Latina e Itália, onde a AVSI está presente hoje, prevê diferentes oportunidades e formatos de encontro para refletir sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento, como ela mudou e quais novos desenvolvimentos a aguardam .
Duas conferências internacionais estão na agenda: a primeira será realizada em setembro e terá como foco o projeto Hospitais Abertos na Síria, que tem um valor especial para a AVSI; a segunda, que acontecerá em Roma no dia 26 de outubro, será intitulada “Além do desenvolvimento. O futuro que queremos”, não há mais quem ajuda e quem é ajudado, mas uma comunidade única em ação.
As conferências serão acompanhadas por um conjunto de iniciativas locais, acontecimentos, festas, jantares e encontros com stakeholders locais, que sintonizarão em torno da projeção de um vídeo, feito por várias mãos por autores altamente profissionais, e que ajudarão a descobrir, graças a diferentes idiomas, a abordagem original e única da AVSI.
O cinquentenário será acompanhado de um concurso: “Nossa história em cartões postais” . Todos os que conheceram a AVSI no mundo serão convidados a enviar um instantâneo, uma foto-notícia, que irá compor uma galeria-mapa da história para imagens de cinquenta anos de presença viva – “com os pés na lama” – nos lugares mais esquecidos do mundo.
“Desejamos, junto com toda a diretoria, vivenciar nosso aniversário como um marco importante e compartilhado. A AVSI é uma organização que reúne em torno de si uma multiplicidade de pessoas e organizações: os fundadores e participantes, o Conselho Consultivo, todas as pessoas que colaboraram ao longo dos anos, os parceiros locais, a ampla rede de apoiadores e muitos outros amigos que ofereceram uma contribuição fundamental para sua história e crescimento, ajudando-a a aprofundar e articular sua visão em projetos concretos, que vê o valor da pessoa como sua pedra angular”, comenta Patrizia Savi , presidente da AVSI .
“Queremos que este cinquentenário seja uma oportunidade para redescobrir nosso valor agregado – observa Giampaolo Silvestri , Secretário Geral da AVSI – e potencializar a contribuição específica que podemos oferecer, em virtude de nossa história, à cooperação para o desenvolvimento nos próximos cinquenta anos . Queremos ser anticíclicos: olhar para cima para entender antecipadamente as novas tendências e novas necessidades e chegar prontos para responder com propostas e soluções sempre novas. Paradoxalmente: para que um dia não precisem mais de nós”.