O Fundo das Nações Unidas (UNICEF) realiza, com implementação da AVSI Brasil, o Projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos”em parceria com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visando tornar escolas pernambucanas do Semiárido mais saudáveis e sustentáveis na temática da água, saneamento e higiene, que é um direito humano reconhecido pelas Nações Unidas em 2010.
Pela falta de acesso a serviços de higiene básicos, a inspiração é assegurar uma vida saudável promovendo o bem-estar em 164 escolas rurais e de comunidades tradicionais e/ou assentamentos dessa região, tendo em vista a gestão da água e seu desenvolvimento sustentável, sendo 2000 crianças e adolescentes beneficiadas com acesso a água, além de capacitação para 40 profissionais dessas escolas, sobre uso e manutenção de cisternas e desinfecção da água, 8.000 crianças e adolescentes tendo participado de campanhas e/ou oficinas educativas com foco na lavagem de mãos, higiene apropriada no ambiente escolar e saúde menstrual e ainda 200 gestores municipais e profissionais de educação, em assuntos de água, saneamento e higiene nesses ambientes escolares.
O projeto Escolas Saudaveis e Sustentáveis Amigas de Meninas e Meninos pernambucanos foi lançado pela UNICEF em parceria com a AVSI Brasil e A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Prefeituras das cidades de Itaíba, Ouricuri, Araripina, Bodocó, Lagoa dos Gatos e Cumaru – Pernambuco.
Tem como objetivo proporcionar à comunidade escolar, uma diversidade de experiências na temática da água, higiene, saneamento e meio ambiente. As escolas beneficiadas serão contempladas com a Implantação e/ou reforma para aprimoramento da infraestrutura e acesso à água, saneamento e higiene em 40 escolas e capacitação para uso e manutenção adequada dessa tecnologia, e também, a promoção da dignidade menstrual das alunas. O público-alvo é formado por crianças, adolescentes e gestores de escolas.
Metodologia:
Centralidade da pessoa – protagonismo dos alunos nas campanhas a serem realizadas.
Fazer com – Diagnósticos e planejamento participativo com todo público alvo do projeto.
Parceria – Envolvimento de 06 municípios e suas secretarias.
Resultados obtidos – 2023
- Articulação com 6 municípios participantes do Projeto;
- 40 escolas tiveram melhorias de infraestrutura de água, saneamento e higiene;
- Capacitação online para 253 gestores municipais e escolares sobre a importância do acesso à água e higiene nas escolas para o desenvolvimento na infância, bem como captação de recursos para melhoria de infraestrutura sanitária.
Ações previstas
- Melhoria de infraestrutura Implantação e/ou reforma para aprimoramento da infraestrutura e acesso a água, saneamento e higiene em 40 escolas e doação de pastilhas de cloração para o período de 3 meses.
- Campanhas Educativas com alunos Realização de campanhas educativas participativas com foco na lavagem de mãos, higiene, saúde menstrual no ambiente escolar
- Doação KITs de higiene voltadas à dignidade menstrual
- Capacitações Online Formação com profissionais de educação, em assuntos de água, saneamento e higiene no ambiente escolarCapacitação com gestores municipais voltadas à captação de recursos, públicos e privados, para aprimoramento da infraestrutura de água, saneamento e higiene nas escola