Anuncio

Projeto Boa Vista Acolhedora: um modelo de economia circular e inclusiva

Iniciativa da AVSI Brasil promove agricultura sustentável

Em celebração ao Dia do Agricultor, a AVSI Brasil destaca o projeto Boa Vista Acolhedora, que exemplifica o compromisso da organização com o desenvolvimento urbano, agricultura sustentável e a promoção de cidades inclusivas, seguras e resilientes.

Entre os beneficiários do projeto está o Coletivo Camponesas do Lavrado, composto por quatro mulheres agricultoras que promovem a agricultura sustentavél familiar de base agroecológica. O coletivo, formado por Marinalva, Miriam, Edileusa e Adriane, cultiva alimentos de qualidade sem o uso de agrotóxicos, contribuindo para a segurança alimentar e gerando renda para as agricultoras.

O Coletivo Camponesas do Lavrado funciona de forma colaborativa, com cada camponesa desenvolvendo sua roça e montando cestas agroecológicas para comercialização direta na Universidade Federal de Roraima. Essa iniciativa fortalece os princípios da Economia Solidária, promovendo autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

“Vejo o grupo Camponesas do Lavrado como uma inovação. A partir do momento em que outras pessoas enxergarem através dos nossos olhos, as coisas serão totalmente diferentes,” afirma Adriane. “Hoje em dia, conseguimos notar uma diferença, pois há mais pessoas curiosas, querendo saber sobre o nosso trabalho e o que estamos fazendo,” complementa Miriam.

Beneficiado pelo projeto Boa Vista Acolhedora, o coletivo desenvolveu técnicas inovadoras, como canteiros suspensos protegidos, para enfrentar as mudanças climáticas e garantir a produção sustentável.

A AVSI Brasil, através de projetos como o Boa Vista Acolhedora, está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente com as metas da ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável. Além disso, o projeto contribui para os ODS 1, 5, 8, 10, 11, 12, 13 e 17, promovendo um impacto positivo nas comunidades urbanas, periurbanas e rurais.

Projeto Boa Vista Acolhedora

O projeto visa a economia circular, regenerativa e inclusiva, especialmente beneficiando brasileiros e venezuelanos em situação de vulnerabilidade. Tendo como financiadores a União Europeia e apoiado pela Fundação Banco do Brasil, o projeto é desenvolvido em parceria com diversas entidades, incluindo Fundação AVINA, Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, Prefeitura Municipal de Boa Vista, Pacto Global – Rede Brasil, Operação Acolhida e a Agência da ONU para Refugiados – ACNUR.