O evento de encerramento do Programa EURESP, realizado no auditório do Swissôtel, em Quito (Equador), reuniu aproximadamente 200 participantes, incluindo autoridades da Itália e representantes da União Europeia, além da sociedade civil e especialistas em direitos humanos e segurança pública.
O Programa EURESP teve como objetivo aprimorar a segurança pública e o sistema carcerário no Equador, respeitando os direitos humanos das pessoas privadas de liberdade. Durante a cerimônia, Jacopo participou da entrega oficial de oito drones ao Serviço Nacional de Atenção a Pessoas Adultas Privadas de Liberdade e Adolescentes Infratores do Equador (SNAI), adquiridos pelo Programa para melhorar a vigilância e a resposta a crises no sistema penitenciário.
Além do evento de encerramento, os colaboradores da AVSI Brasil, que atuaram como consultores de Direitos Humanos durante a implementação do Programa, trabalharam no planejamento e na organização de novos projetos financiados pela União Europeia. Estes futuros projetos visam continuar a promover melhorias nas instituições públicas e na segurança dos cidadãos equatorianos.
“A participação da AVSI Brasil no Programa EURESP não apenas fortaleceu o eixo de cooperação internacional e a integração latinoamericana das ações da Fundação AVSI, mas também facilitou a troca de experiências e a colaboração com outras instituições e organizações de cooperação internacional. Este trabalho conjunto reafirma o compromisso da AVSI em promover mudanças significativas e sustentáveis”, enfatiza Jacopo Sabatiello, vice-presidente da AVSI Brasil.
Além de Sabatiello, estiveram presentes para celebrar os avanços obtidos nos dois anos de execução do Programa: Gabriela Consolaro, consultora em Direitos Humanos e Cooperação Internacional da AVSI Brasil, Yubari Valero, presidente da AVSI Equador, e Christian Ganchozo, gerente de operações regionais na América Latina da Fundação AVSI.