Anuncio

Projeto Regenera é premiado no Prêmio Parceiro Responsável 2024 da Enel

Iniciativa da AVSI Brasil transforma realidades no semiárido piauiense com tecnologias sociais de reuso de água e saneamento, promovendo impacto socioambiental e desenvolvimento sustentável.

O projeto Regenera: Bioágua e Ecofossa no Semiárido Piauiense, desenvolvido pela AVSI Brasil e financiado pelo Banco do Nordeste, foi a iniciativa premiada na categoria Meio Ambiente do Prêmio Parceiro Responsável da Enel 2023/2024. A proposta se destacou pelo impacto socioambiental no município de Lagoa do Barro do Piauí, uma região historicamente marcada pela escassez hídrica e pela carência de saneamento básico.

Por meio de uma abordagem regenerativa e inclusiva, o Regenera beneficiou diretamente 12 famílias – 60 pessoas – com a implementação do Sistema de Bioágua Familiar, uma tecnologia que trata águas residuais domésticas, coletadas de pias e chuveiros, promovendo seu reuso em quintais produtivos agroecológicos, e do Sistema de Ecofossa, que realiza o tratamento e reaproveitamento dos nutrientes gerados pelos efluentes do vaso sanitário. Esses nutrientes são mineralizados e absorvidos por plantas de folhas largas, como bananeiras e taiobas. Com isso, o projeto fortalece a segurança alimentar e impulsiona a geração de renda familiar. Vale destacar que 75% dos quintais beneficiados pelo projeto são manejados por mulheres.

Além da implementação das tecnologias sociais de reuso de efluentes domésticos e da reutilização de águas cinzas para irrigação de quintais produtivos agroecológicos, o projeto também buscou transmitir às famílias beneficiadas técnicas de cultivo agroecológico, disseminar conhecimentos por meio de oficinas sobre agroecologia, educação ambiental e manejo de quintais, e prestar assistência técnica voltada para educação sanitária e ambiental.

Em seus 12 meses de execução, o projeto Regenera atingiu 100% das metas previstas, beneficiando diretamente 12 famílias, compostas por cinco pessoas cada. Foram implementados sistemas de Ecofossa, Bioágua e quintais produtivos em todas as casas, além da realização de 8 oficinas, 84 visitas técnicas e a distribuição de mais de 1.700 pacotes de sementes orgânicas. O projeto também viabilizou parcerias multissetoriais e incentivou a comercialização do excedente da produção, fortalecendo o abastecimento do mercado local com alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.

A iniciativa envolveu a juventude rural e promoveu o intercâmbio entre agricultores locais, além de diversificar a dieta das famílias com a introdução de novos alimentos, como couve, rúcula, tomate-cereja e berinjela. Ao longo do processo, o Regenera contribuiu para o cumprimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da pobreza e da fome, acesso a água potável e saneamento, redução das desigualdades, produção e consumo responsáveis e ações contra as mudanças climáticas.


Para Raissa Ramos, gerente do projeto Regenera, estar entre os finalistas do Prêmio Parceiro Responsável representa um reconhecimento importante do trabalho desenvolvido. “É uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade às nossas ações, mostrando o impacto que projetos como o Regenera têm na vida das pessoas e nas comunidades onde atuamos”, afirma. Segundo Raissa, essa conquista também serve como um impulso para ampliar as atividades e fortalecer parcerias, essenciais para a continuidade e expansão dos projetos sociais desenvolvidos.

Prêmio Enel Parceiro Responsável 2024 reconhece iniciativas de impacto socioambiental

O Prêmio Enel Parceiro Responsável 2024 é uma iniciativa que reconhece empresas e projetos que se destacam na promoção da sustentabilidade e do impacto social. O evento foi realizado na sede da Enel Brasil, em São Paulo, no dia 27 de novembro. A abertura foi conduzida por Esther Cures, diretora de Aquisição da Enel, que recepcionou os presentes e ressaltou a importância da iniciativa. Em seguida, Giovanni Lavarone, head de HSEQ da Enel Grids Brasil, abordou a segurança e o compromisso da empresa em campo. Francesco Tutoli, CEO da Enel Brasil, destacou a sustentabilidade financeira e apresentou as estratégias e investimentos da instituição para o período de 2024 a 2026.

O primeiro painel discutiu os desafios e as oportunidades da transição energética como forma de mitigar os problemas causados pelas mudanças climáticas. A mediação foi de Márcia Massoti, diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, e o painel contou com a participação de Giovanni Dolif, coordenador-geral do Cemaden, que apresentou dados sobre crises climáticas no Brasil e no mundo, destacando o desequilíbrio global e suas consequências. Luisa Valentim, representante da WayCarbon, falou sobre os principais objetivos para a promoção da sustentabilidade energética, como triplicar a geração de energia renovável e descontinuar o uso de usinas a carvão e combustíveis fósseis, grandes emissores de dióxido de carbono. Guilherme Lancastre, presidente da Enel São Paulo, também participou e enfatizou: “A energia renovável é a energia do futuro”. O segundo painel discutiu as perspectivas e oportunidades para os parceiros da Enel, com mediação dos diretores das linhas de negócio da empresa no Brasil.

Para Márcia Massoti, diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil, o evento promovido pela Enel foi fundamental para impulsionar o tema da sustentabilidade. “Recebemos mais de 80 cases, cinco foram premiados em cinco categorias diferentes. Esses cases estimulam mais iniciativas de sustentabilidade. A gente brinca que a competição em sustentabilidade é um ganha-ganha. É bom para todo mundo, é bom para a gente, é bom para os fornecedores, que estão sempre aprimorando as práticas, e também é bom para a sociedade”, afirma.

A premiação das melhores práticas de 2023 e 2024 foi conduzida por Lincoln Morales, responsável pelo Planejamento de Sustentabilidade da Enel Brasil. Foram reconhecidos projetos que mais contribuíram para o desenvolvimento sustentável, destacando-se em cinco categorias: Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Inovação em Sustentabilidade, Inclusão e Diversidade, e Desempenho e Eficiência Operacional. O projeto Regenera foi o vencedor na categoria Meio Ambiente.

“Este prêmio é muito importante porque permite demonstrar como organizações como a AVSI Brasil, que coloca a pessoa no centro do desenvolvimento e no centro de nossas ações, coloca a energia como fator central para o desenvolvimento humano, mas também para poder atuar no entorno das instalações das grandes empresas para gerar um bem para a comunidade”, afirma Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil.

O Prêmio Enel Parceiro Responsável 2024 foi uma oportunidade importante para destacar o trabalho da AVSI Brasil, especialmente em projetos como o Regenera, que busca implementar soluções sustentáveis e promover o desenvolvimento social nas comunidades em que atua. O reconhecimento coloca em evidência a atuação da AVSI na transformação de realidades locais, e reforça o compromisso da organização com a promoção da resiliência de famílias em situação de vulnerabilidade.