Anuncio

Projeto Acolhidos apoia a formação de 46 alunos venezuelanos em curso de operador de caixa

A certificação profissionalizante impulsiona a inserção laboral de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil

Buscando uma qualificação profissional para o mercado de trabalho, 46 refugiados e migrantes venezuelanos receberam a certificação de Operador de Caixa, ofertado no Centro de Capacitação e Educação (CCE), em Boa Vista–RR. A turma recebeu apoio do projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho, em parceria com o Centro de Formação Inspire Rebeca, para a atividade que trouxe aprendizados essenciais para a formação e profissionalização dos alunos. 

Dividido em duas turmas, cada uma com 23 pessoas e em diferentes turnos, os refugiados e migrantes venezuelanos participantes aprenderam sobre noções básicas de abertura e fechamento de caixa, registros de venda, atendimento ao cliente e outras atividades das áreas administrativas e logísticas.  

Um dos alunos foi Alan Naranjo, deficiente visual que participou do curso de forma auditiva. Alan acredita que o curso foi fundamental e impulsionará sua carreira no país. “Minha decisão estava tomada desde a Venezuela. Chegar ao Brasil e fazer quantos cursos forem possíveis, primeiro para aumentar meu domínio laboral e para a integração de pessoas com deficiência no Brasil, a qual é muito boa”, afirma. 

Com as turmas cheias, a professora Ruth Aragon, do Inspire Rebeca, foi a responsável pela didática do curso. Ela conta sobre a participação ativa de seus alunos durante as aulas. “Essa formação te dá mais oportunidades. Primeiro porque a preparação que compartilhamos com eles é bastante ampla e completa, dando oportunidade também de conhecer outro tipo de área para eles”, destaca.  

A qualificação profissional faz parte de um processo integrador para famílias venezuelanas no Brasil apoiadas pelo projeto Acolhidos. A partir da capacitação, é incentivada a interiorização (deslocamento voluntário), realizada pela Operação Acolhida, para outros estados do Brasil onde há oportunidades de emprego.  

“Com o certificado, os beneficiários têm uma chance maior em conseguir um emprego, seja pela integração local, seja por Vaga de Emprego Sinalizada (VES)”, comenta a assistente operacional do projeto Acolhidos, Emanuelle Rodrigues. 

O projeto Acolhidos busca a promoção da integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil, sendo uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.