As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024 causaram a destruição de residências e infraestrutura, agravando a vulnerabilidade de diversas comunidades. Diante desse cenário, o Apoio à recuperação das comunidades afetadas pelas enchentes em Canoas foi criado para mitigar os impactos do desastre e fortalecer a resiliência das comunidades do Bairro Mathias Velho, em Canoas–RS.
Ações previstas:
- Apoio à criação do Centro de Resiliência
Para proporcionar melhores condições de vida às pessoas em situação de vulnerabilidade afetadas pelas enchentes, o projeto prevê o apoio à estruturação de um Centro de Resiliência Comunitária. Esse espaço será voltado ao fortalecimento do vínculo comunitário e à promoção de uma cultura de adaptação a eventos climáticos extremos.
- Promoção de uma Cultura de Adaptação a Eventos Climáticos Extremos
Em conjunto com a comunidade, desenvolver estratégias e ações para fortalecer a resiliência diante de fenômenos climáticos severos, fortalecendo a governança local e capacitando a população para respostas à emergência.
- Apoio de Assistência Social e Resiliência
- 120 famílias receberão apoio de assistência social, além de equipamentos e mobiliários.
- 80% dos encaminhamentos realizados deverão resultar no acesso efetivo aos serviços disponíveis na rede de assistência social do território.
- As mesmas 120 famílias participarão de círculos de discussão sobre habitação segura e estável.
- Espera-se que 80% das famílias relatem uma melhoria no conhecimento sobre autoproteção e moradia segura, sentindo-se mais empoderadas e no controle do próprio desenvolvimento.
- Resiliência e Recuperação de Empreendedores
- 30 empreendedores participarão de um curso de 40 horas sobre empreendedorismo.
- Cada participante receberá pequenos equipamentos e materiais para auxiliar na recuperação de suas atividades microempreendedoras.
- O impacto será medido por meio da melhoria nas condições de trabalho e na recuperação das atividades econômicas dos participantes.
O Apoio à recuperação das comunidades afetadas pelas enchentes em Canoas é financiado pelo Center For Disaster Philanthropy (CDP), que mobiliza a filantropia para fortalecer a capacidade das comunidades de suportar desastres e se recuperar de forma equitativa quando eles ocorrerem. O CDP oferece aconselhamento especializado e recursos, enquanto gerencia fundos de desastres nacionais e internacionais em nome de corporações, fundações e indivíduos, por meio de concessões direcionadas, holísticas e localizadas.