Anuncio

Novo projeto de qualificação profissional em áreas do Programa Pacto pela Vida

Projeto Semeando Ciência terá cursos voltados para área de Informática

Foi aprovado pela União Europeia (UE) o projeto Semeando Ciência na Juventude da Região Metropolitana de Salvador: Projeto de Qualificação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho em áreas do Programa Pacto pela Vida, apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – SEDES, do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a AVSI Nordeste.

Fortalecimento da juventude

A iniciativa se insere em um conjunto de esforços do Governo da Bahia para fortalecimento da juventude em cinco áreas do município de Salvador fortemente marcadas pela vulnerabilidade social e violência e que repercute de forma dramática na vida dos moradores e, em particular, dos jovens. O projeto tem por objetivo contribuir para a redução da pobreza urbana e prevenção da violência, nas áreas que possuem Base Comunitária de Segurança do Programa Pacto pela Vida – Calabar, Nordeste de Amaralina, Itinga e Fazenda Coutos, nos municípios de Salvador e Simões Filho (Bahia).

Com o início programado para março de 2013 e duração de 30 meses, o projeto contribuirá para a melhoria da qualificação profissional e da capacidade de geração de renda de jovens das cinco regiões em que o projeto irá atuar, com atenção particular à questão de gênero, integrando o projeto na ação governamental existente. Irá favorecer, também, o conhecimento e divulgação das políticas de acesso aos serviços sociais básicos ofertados nos territórios.

Formação nos Centros Digitais de Cidadania

O projeto Semeando Ciência na Juventude (…) amplia o escopo de atuação do projeto Semente de Ciência, executado pela AVSI Nordeste desde 2011 em parceria com a SEDES, para a qualificação profissional jovens em situação de vulnerabilidade social na área de tecnologia da informação.

Ao todo, serão formados 400 jovens nos Centros Digitais de Cidadania (CDC), instalados nas Bases de Segurança Comunitária nas áreas do projeto, na área de formação para Suporte aos Usuários de Informática (Helpdesk). O curso será semestral com carga horária total de 400 horas. Serão formados 100 jovens a cada semestre.