A iniciativa de formação profissional e geração de renda é desenvolvida pela AVSI e parceiros desde 2010
Na primeira semana de outubro, os jovens aprovados no processo seletivo do Semente de Ciência realizarão a matrícula em cursos da área de tecnologia em Salvador. A iniciativa de formação profissional e geração de renda é desenvolvida pela AVSI e parceiros desde 2010.
Esta será a 4ª turma do projeto, formada por 220 jovens estudantes de escolas públicas, de 18 a 24 anos, e residentes em comunidades de Salvador caracterizadas por alta vulnerabilidade social.
Os jovens participarão de disciplinas básicas, com aulas de formação humana, português e matemática, e também disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido (help desk, desenvolvimento de software ou edição de vídeo). No total, são 400 horas de formação. O início das aulas ocorre ainda em outubro, e a certificação dos alunos concluintes está prevista para o mesmo mês.
O Semente de Ciência já formou 3 turmas, totalizando 355 jovens, com a parceria e o financiamento do Ministério das Relações Internacionais da Itália (MAE), a Organização de Auxílio Fraterno – Itália (OAF – I), e o governo do estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SEDES).