Anuncio

Alunos realizarão Mutirão Digital em comunidade

A iniciativa deve beneficiar 180 pessoas em três dias de atendimento

Como parte do trabalho prático da disciplina de Helpdesk, os jovens do projeto Semeando Ciência no Pacto Pela Vida prestarão serviços gratuitos de informática em uma das comunidades de Salvador (BA) onde o projeto ocorre. No Mutirão Digital, serão realizados os serviços de manutenção preventiva, formatação e manutenção corretiva de microcomputadores e notebooks. Nos reparos, não está incluída a troca de peças.

O mutirão vai acontecer nos dias 8, 9 e 10/4, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Infocentro Digital do Centro Social Urbano de Nordeste de Amaralina. Para ter acesso aos serviços do mutirão, será necessária a entrega de um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Creche Luigi Giussani, no bairro do Lobato.

Para o professor Fábio Crispim, idealizador do mutirão, será um grande benefício para a comunidade, principalmente para aquelas pessoas que não tem condições de solicitar a presença de um técnico de informática para concertar seu computador. Além disso, “os alunos poderão colocar em prática seus conhecimentos adquiridos e o melhor disso é que estarão ajudando a sua comunidade. Para mim, esse mutirão será de grande ajuda para ambas as partes”, finalizou Fábio.

Durante a atividade, os jovens vão lidar com situações-problemas reais na condição de suporte ao usuário de informática, desenvolver a habilidade de identificar defeitos e solucioná-los, compreender a necessidade de uma dimensão social do trabalho – ofertando seus serviços à sua comunidade –, além de aprimorar a habilidade de comunicação (relação com o usuário) e relação interpessoal (trabalho em equipe).

Os alunos serão divididos em equipes para a realização da atividade e devem preparar um relatório de atendimento que será entregue ao professor. A pretensão do mutirão é atender 180 pessoas durante os três dias.