Anuncio

Projeto Vamos Jogar termina com resultados positivos

400 crianças e 20 educadores são beneficiados com a metodologia

O Projeto “Vamos Jogar? Ludicidade, educação e oportunidades” terminou na sexta, 29, na Escola Alecrim, localizada no bairro Santa Cruz, em Salvador. Este foi o último dos cinco eventos realizados para marcar a conclusão do projeto.

O Vamos Jogar é uma iniciativa da AVSI que contou com o financiamento do Instituto Afrânio Affonso Ferreira (IAAF) para contribuir com a formação dos seus participantes por meio de jogos lógicos ao longo de um semestre. No total, 400 crianças e 20 educadores participaram de momentos de capacitação e aprendizado com jogos lúdicos.

Para Raphael Reis, assessor pedagógico do projeto, o Vamos Jogar foi um sucesso. Ele explica que além de incentivar a interação, trabalho em equipe e a comunicação, o projeto favoreceu o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das crianças. “Os jogos estimulam a inteligência das crianças e são jogados em grupo. Do ponto de vista afetivo, os jogos aumentam a autoestima das crianças, pois jogando elas aprendem a perder e a ganhar e se sentem valorizados em algo que sentem prazer em fazer: brincar”.

Um dos objetivos principais do projeto foi capacitar durante seis meses 20 educadores para a utilização da metodologia lúdica no ambiente escolar, mesmo depois da conclusão do Vamos Jogar. Assim, as crianças podem aproveitar a proposta do projeto continuadamente. Os professores aprendem sobre as particularidades de cada um dos jogos e como desafiar, ensinar e estimular as crianças a fim de que aproveitem ao máximo da metodologia.

A faixa de idade alcançada foi de 4 a 17 anos, mas isso não impediu o aproveitamento da proposta. A capacitação dos educadores fez com que mesmo as crianças mais novas aproveitassem os jogos da mesma maneira que as mais velhas. “Quando o educador está capacitado para explorar toda a riqueza que os jogos podem oferecer, qualquer criança pode brincar e se divertir com qualquer jogo”, reforçou Raphael.