Anuncio

Jovens Aprendizes participam de aula externa sobre eficiência energética

A atividade uniu equipes de dois projetos executados pela AVSI Brasil e possibilitou aos participantes aprender sobre energia solar e como economizar energia no dia-a-dia

Por intermédio da AVSI Brasil, os alunos do projeto Jovem Aprendiz Odebrecht participaram de uma aula externa na Usina Solar Fotovoltaica de São Lourenço da Mata (PE), nesta terça-feira (11). A atividade, realizada pela manhã, reuniu 25 aprendizes de Pedreiro de Alvenaria e Assistente Administrativo. A aula teve como objetivo apresentar o funcionamento de uma Usina Solar e discutir eficiência e uso seguro de energia elétrica.

A atividade começou com uma palestra educativa ministrada pelo monitor Joab Oliveira, responsável por explicar que Eficiência Energética incentiva o hábito eficaz, seguro e responsável no uso da energia elétrica, como redução do consumo de energia e o uso correto dos equipamentos elétricos eletrônicos sem desperdício de energia.

Para a aprendiz de Pedreiro, Gleice Dayane, de 21 anos, a visita foi favorável para esclarecer informações do dia-a-dia sobre, o desperdício e a economia de energia. “A pauta com os assuntos tecnológicos é essencial na nossa vida e não temos essas informações na escola, jornais e televisão. O que mais me chamou atenção foi o esclarecimento sobre a bandeira vermelha, pois não tinha conhecimento sobre o porquê pagamos essa taxa”, pontuou.

Durante a palestra, a jovem estudante Kaline Renata relatou que utiliza na sua casa a iluminação natural através da reciclagem. Ela reutiliza garrafa pet para confeccionar as telhas da sua residência. A iluminação natural também é uma iniciativa de eficiência energética. Após a palestra, o monitor conduziu os jovens à área externa e apresentou o centro de visitação e a estação meteorológica onde funciona o sistema da usina solar fotovoltaica, responsável pelo abastecimento energético de até 30% do consumo pela Itaipava Arena Pernambuco.

Raiane Lima, 18 anos, gostou da experiência. “Achei a visita muito interessante. Aprendi que o sol é um grande fator de energia e, apesar de ainda custar muito caro adquirir as placas fotovoltaicas, acredito que vale a pena investir”, opina a aprendiz. No final da manhã, os jovens que apresentaram a conta de energia receberam lâmpadas como incentivo à mudança de hábitos.

Usina solar

A usina solar foi um investimento de R$ 10 milhões e é resultado da parceria entre o Grupo Neoenergia, por meio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Odebrecht. Lá se encontra o Centro de Visitação, inserido no  Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que, em Pernambuco, vem sendo executado pela AVSI Brasil.