A Cooperárvore, cooperativa social criada no Programa Árvore da Vida, já está comercializando a sua coleção 2016. A nova linha de produtos, intitulada “Vista-se de flores”, foi lançada durante a 26ª Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte entre os dias 2 e 6 de dezembro, e fez sucesso entre os consumidores.
Ao todo, os mais de 400 clientes que passaram pelo estande da Cooperárvore adquiriram 672 peças, superando as metas estabelecidas. “Esse resultado positivo é consequência de um trabalho em equipe e da beleza e qualidade dos produtos confeccionados”, ressalta Valéria Durães, gerente da cooperativa.
A coleção 2016 é uma referência ao slow fashion, movimento que defende a criação e produção em baixa escala de peças duráveis, feitas à mão e com material reaproveitado. Tudo o que combina perfeitamente com a Cooperárvore, onde os produtos são feitos de forma artesanal, por pessoas da comunidade do Jardim Teresópolis, em Betim (MG) e que tem como matéria-prima tecido automotivo e aparas de cinto de segurança, doados pela indústria.
Entre os produtos da coleção 2016 estão peças novas e itens que fizeram sucesso em coleções anteriores, relançados com cara nova. Eles ganharam estampas de flores, em várias cores e formas, simbolizando a natureza e a beleza, para valorizar ainda mais o trabalho dos cooperados. Além disso, as estampas são ricas em detalhes e linhas pretas que lembram livros de colorir e são um convite para os consumidores “continuarem” o trabalho da cooperativa, imaginando que outras cores dariam às estampas.
A Cooperárvore
Criada em 2006, dentro do Programa Árvore da Vida, a Cooperárvore transforma materiais da indústria automotiva que seriam descartados em acessórios de moda e objetos de decoração e gera renda para moradores de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Com cintos de segurança e tecidos automotivos, eles criam bolsas, malas, jogos, necessaires, entre outros itens. Desde a criação da cooperativa, mais de 23 toneladas de materiais já foram reutilizadas e mais de 230 mil peças foram vendidas.