Anuncio

ACM Neto assina Ordem de Serviço em Guerreira Zeferina

????????????????????????????????????

A AVSI Brasil, parceira na iniciativa, já começou a realizar as ações sociais

Eu tenho certeza que esse dia de hoje é um histórico, não só para os moradores da comunidade Guerreira Zeferina, mas é um dia histórico para cada um de nós que está tendo a oportunidade de estar aqui vivenciando esse momento”, disse o prefeito ACM Neto pouco antes de assinar a declaração da Ordem de Serviço, dando início às obras de Requalificação da Área, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), no bairro de Periperi, no último sábado (11).

Há cerca de dois anos, o projeto foi lançado com o intuito de transformar a antiga Cidade de Plástico, como era conhecida a localidade repleta de barracos, em uma comunidade com moradias dignas e um espaço de convivência para as 300 famílias.

A iniciativa tem a participação da AVSI Brasil, que em parceira com a SEMPS (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza) apoia o processo de transformação da área, realizando todo o serviço social, como atualização do cadastro dos moradores, atividades de conhecimento e participação através de grupos focais, reuniões com o comitê de moradores e pesquisas de campo, que viabilizaram o entendimento sobre os anseios e expectativas da comunidade Guerreira Zeferina. 

O prefeito ACM Neto comentou sobre a importância de proporcionar condições dignas para a população e ressaltou que todos os moradores são guerreiros e guerreiras por terem enfrentado tantas dificuldades, porém sem perder a confiança de que um dia a vida poderia mudar.

Também estiveram presentes no evento o diretor de Projetos Estratégicos da Casa Civil, Paulo Hermida, e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, Tânia Scofield. A Fundação é a responsável por criar o projeto físico, que custará cerca de 17 milhões de reais. 

Nós estamos aqui a mais de dois anos. Entramos aqui na comunidade para que pudéssemos construir esse projeto junto com vocês, diferentemente do que se tem feito em outras áreas, de se chegar com o projeto pronto. Chegamos aqui entendendo as dificuldades, entendendo como vocês estavam vivendo – de forma extremamente precária –, e vocês apontando, inclusive, os seus defeitos e dificuldades”, afirmou Tânia Scofield.

A empresa responsável pelas obras será a Barra Construção, Projetos e Serviços, que irá trabalhar com a Casa Civil na construção de 257 residências (apartamentos de 2 e 3 quartos em formatos de prédio e sobrado).

Requalificação da Área

Durante o evento, os moradores puderam entender o funcionamento dessa etapa do projeto. A prefeitura irá disponibilizar o aluguel solidário para todas as famílias cadastradas durante 15 meses, tempo previsto para realização das obras. Os moradores, que hoje vivem em condições precárias, vão poder contar com espaço para lazer e creche.

Serão realizadas intervenções numa área com mais de 20 mil metros quadrados, com a construções de um campo de futebol, uma quadra, praça com parque infantil e academia ao ar livre, deck voltado para a Baía de Todos os Santos, asfaltamento, paisagismo e calçamento das ruas.

Nessa etapa de desocupação da área, a AVSI Brasil está encaminhando as famílias beneficiadas com o auxílio moradia e apoiando nos processos de indenização, encaminhando os moradores para serem atendidos pela Secretaria da Fazenda.

O que nós estamos fazendo aqui não é simplesmente começar a concretizar o sonho de uma moradia digna para essas famílias. Vai muito além. Nós estamos aqui quebrando o momento da história da cidade. Nós estamos aqui escrevendo um futuro diferente para Salvador”, concluiu o prefeito.