“Nada melhor do que saber que estou levando para a minha mesa uma alimentação saudável”, conta Joseane Benevides. A agricultora já está colocando em prática o que aprendeu na Oficina Agroecológica promovida pelo projeto Jucati Sustentável 2, para 22 famílias de Jucati-PE, na Associação Comunitária do Sítio Fama.
A oficina, cujo tema foi a produção de mudas agroecológicas, teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos e a valorização dos recursos obtidos na natureza. Além disso, houve um debate sobre os diferentes tipos de agricultura e adubação orgânica.
“Nós aprendemos como produzir o adubo orgânico. Através dele, podemos fazer as mudas em nossos próprios quintais. É importante participar dessas oficinas porque são novas informações, saímos mais curiosos e queremos praticar o que aprendemos. O Sistema de Bioágua foi um conjunto maravilhoso de diversas coisas, para mostrar que nós temos como produzir de uma maneira diferente, sem agrotóxicos e sem nada que ofenda a nossa saúde“, comenta Erivane Alves, beneficiária do projeto.
Também foram apresentadas as etapas necessárias para a produção de mudas em bandejas, para a formação dos canteiros que estão sendo utilizados no Sistema de Bioágua Familiar, mostrando quais são as hortaliças mais adequadas a cada tipo de recipiente. A oficina foi encerrada com uma atividade prática, onde os agricultores puderam realizar a semeadura de pimentão e alface.
O projeto Jucati Sustentável 2 – Bioágua, Agroecologia e Nutrição no Agreste de Pernambuco prevê a implementação de 30 sistemas de Bioágua Familiar, além de 07 cisternas com assistência técnica voltada à agroecologia, contemplando ainda a promoção da educação alimentar, sanitária e ambiental junto a 400 alunos e 150 famílias. A iniciativa é executada pela AVSI Brasil, com investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a parceria da prefeitura de Jucati.