Anuncio

Curso profissionalizante capacita pessoas com deficiência física

AVSI Brasil encaminha estudantes para processo seletivo do SENAI em Alagoinhas (BA)

Com uma iniciativa diferente, capaz de transformar caminhos, o Senai está realizando em Alagoinhas (BA) o curso profissionalizante gratuito de Assistente de Produção para pessoas com determinado tipo de deficiência física, como baixa visão, visão monocular, surdez parcial e encurtamento de membros inferiores ou superiores.

A AVSI Brasil, que já desenvolve na cidade de Alagoinhas o projeto Alagoinhas Sustentável, em parceria com União Europeia e a prefeitura, teve a oportunidade de viabilizar a participação de dois estudantes para o curso.

Achei que seria uma nova oportunidade de me qualificar para conseguir um emprego. Buscava em outros lugares e não conseguia, estou ampliando e adquirindo novos conhecimentos. Estou me qualificando e fazendo novas amizades”, conta o aluno do curso, Antônio Carlos Bispo, de 21 anos, que tem distrofia miotônica (caracterizada pela dificuldade em relaxar os músculos após uma contração).

Seu colega de curso, Antônio Carlos Chagas, de 55 anos, comenta que não esperava o convite da equipe da AVSI Brasil para se inscrever, mas encontrou na chamada um estímulo para retornar ao mercado de trabalho. “Fiquei surpreso. Nessa idade não teria uma oportunidade como essa. O curso está trazendo vários benefícios, inclusive novas amizades. Estou ganhando mais conhecimento na área empresarial e tenho a esperança de voltar ao mercado de trabalho”, comenta.

Para Paula Leopoldino, gerente do projeto Alagoinhas Sustentável, a iniciativa é duplamente positiva: tende a desenvolver o lado profissional dos integrantes e ao mesmo tempo gerar novas oportunidades para sua integração social.

A formação em Assistente de produção tem carga horária de 240h, com previsão para durar cerca de três meses. Ao final do curso, os alunos serão indicados para processos seletivos em indústrias parceiras.