Anuncio

Responsabilidade Social é tema de seminário em Alagoinhas

A metodologia utilizada para mapear os atores de referência no município foi apresentada no evento

Nessa quarta-feira (27), a cidade de Alagoinhas (BA) sediou o Seminário de Responsabilidade Social Coorporativa, realizado pela AVSI Brasil. O evento insere-se no âmbito do projeto Alagoinhas Sustentável, co-financiado pela União Europeia, tendo como entidade requerente a Prefeitura Municipal de Alagoinhas e como entidade executora a AVSI Brasil.

O seminário recebeu cerca de 170 pessoas, com o objetivo de apresentar a metodologia utilizada para mapear os atores de referência no município, conhecida como stakeholder engagemet, além de lançar a marca do projeto, escolhida por meio de um concurso, em que o estudante de Alagoinhas Moises Liger foi o vencedor.

O evento possibilitou, pela primeira vez, o encontro de grandes empresas que já atuam na cidade, entre elas Copener, Valor Logística Integrada (VLI) e Brasil Kirin. Foram apresentadas as inciativas que cada instituição realiza, com o intuito de fortalecer as ações em andamento. A programação incluiu também a palestra com o tema “Da filantropia ao valor compartilhado”, realizada pelo prof. Dr. Francisco José Mendes Duarte da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

 “O evento foi de extrema relevância para o município pois conseguiu reunir diversos parceiros, o que é difícil conciliar. É uma oportunidade única de unir diferente atores em busca de soluções sustentáveis, e não apenas ações pontuais na cidade. Precisamos de desenvolvimento, não apenas crescimento. É preciso que a população esteja preparada para receber os empreendimentos”, afirmou Sabrina de Branco, gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social na Bahia da empresa Copener.

Também estiveram presentes Paulo Cezar Simões, prefeito de Alagoinhas e responsável por abrir o seminário. Ana Paula Almeida, coordenadora de Saúde, Segurança e Meio ambiente, juntamente com Luís Santos, analista de Saúde, Segurança e Meio ambiente, ambos funcionários da Brasil Kirin, e Elias Rezende, relações institucionais da VLI.

O poder público esteve presente por meio da Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Secretaria de Assistência Social. Compareceram também membros de conselhos municipais, SENAI, Grupo da Amizade, UNOPAR, CDL, ACIA, UNIJORGE, Arena de Esportes, BRASERV, Associação Nova Vida, além da imprensa local e de outras empresas e instituições.

“O evento teve um auditório cheio, com vários segmentos. Hoje eles começaram a acreditar que essa inciativa é de verdade, que o projeto Alagoinhas Sustentável é real e está acontecendo. Começou a envolver os principais atores. Isso já foi bastante relevante”, afirmou Rannyery Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município.

METODOLOGIA STAKEHOLDER ENGAGEMENT

A metodologia Stakeholder Engagement – traduzida como engajamento das partes interessadas – consiste no esforço de uma organização em envolver esses atores nas suas atividades e tomadas de decisões (Friedman & Miles, 2006). 

Visando alcançar o engajamento dos stakeholders no projeto Alagoinhas Sustentável, foram identificados e mapeados atores-chave da região, de acordo com sua relevância, com o intuito de identificar necessidades e demandas, bem como estabelecer um relacionamento transparente entre as partes. Um dos objetivos é criar uma responsabilidade compartilhada para o desenvolvimento sustentável da região. Foram aplicados questionários, que são cruciais para uma visão mais completa e abrangente da situação atual do município de Alagoinhas.  

O ativista socioambiental Roque Costa foi um dos stakeholders entrevistados pela equipe da AVSI Brasil. Ao participar do seminário, ele se mostrou contente com os primeiros resultados do projeto. “No período de um ano, vocês estão conseguindo envolver algumas empresas estabelecidas na cidade há muito tempo, com contrapartida social”, declarou Costa.

Além desse seminário, estão previstos mais 2 eventos para discutir temas relacionados aos 5 assuntos destacados pelos 44 stakeholders entrevistados (segurança, educação, saneamento básico, saúde e postura ética e transparência). O objetivo é elaborar em conjunto uma agenda de ações para o desenvolvimento da poligonal do projeto, envolvendo o poder público, a sociedade civil e setor privado.