Anuncio

Paraná celebra 4 anos de aplicação do método APAC

Evento marca aniversário de implantação de metodologia em defesa dos direitos humanos no estado

A metodologia APAC vem se expandindo para outros estados brasileiros. Em Minas Gerais, ela existe há mais de 30 anos e chegou ao Paraná há 4 anos. Desde então, a APAC vem promovendo a defesa dos direitos humanos de vários condenados e já ganhou a admiração, o engajamento e o respeito das comunidades locais.

Para celebrar o aniversário de 4 anos de aplicação do método em território paranaense e ainda fortalecer o método frente a importantes autoridades, a AVSI Brasil através do projeto Superando Fronteiras auxiliou a realização de evento, no dia 7, na cidade de Barracão (PR).

O evento contribuiu também para divulgar o método, sensibilizar e engajar a participação dos diversos setores da sociedade. De Minas Gerais, participaram Jacopo Sabatiello, diretor vice-presidente da AVSI Brasil, Valdeci Ferreira, diretor-executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), e Roberto Donizete, gerente de metodologia da FBAC.

Promovido pela dra. Branca Bernardi, precursora do método no Paraná, a comemoração reuniu autoridades do estado, assim como de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e da Argentina e mobilizou grande parte da cidade, que vem apoiando a metodologia. “É uma sorte e uma honra muito grande ter uma APAC em Barracão funcionando bem e com pessoas tão engajadas”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça (TJPR) e desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.

O trabalho que a AVSI Brasil vem desenvolvendo junto às APACs, com o financiamento da União Europeia, foi apresentado na mesa do TJPR por Sabatiello. “O Paraná é um terreno fértil para a implantação de APACs. Nosso projeto não mudará o mundo, mas com certeza a APAC e as instituições que acreditam no método, estão contribuindo para gerar um pedaço melhor do mundo”, declarou.  

O estado do Paraná é um dos beneficiados pelo projeto Superando Fronteiras e vem recebendo suporte para fortalecimento da aplicação da metodologia e expansão de unidades prisionais. Na ocasião, foi possível conhecer também a APAC da cidade de Pato Branco, com 17 recuperandos. “Encontramos em Pato Branco uma APAC que respira um espírito de serenidade e a essência do método, com pessoas muito comprometidas”, constatou o diretor vice-presidente da AVSI Brasil.

O Paraná é um dos estados com maior potencial de expansão de APACs no Brasil, devido ao interesse de várias comarcas pela metodologia, totalizando a existência de 29 em diferentes estágios de implantação. A de Barracão, primeira implantada no estado, é uma importante referência para as unidades prisionais de outras cidades e tem se fortalecido nos últimos anos.

Sobre o fortalecimento do método APAC no Brasil, Valdeci Ferreira reforçou que “temos que ter a consciência que a missão não é apenas cuidar da recuperação do preso, mas sobretudo proteger a sociedade, mantendo a máxima de que cada preso recuperado é um bandido a menos na rua”.