Encontro reforça diálogo com a comunidade e atualiza moradores sobre obras e visitas domiciliares
Os moradores da comunidade Guerreira Zeferina, no subúrbio de Salvador, tiveram mais um motivo para comemorar. Cerca de 250 pessoas participaram de um encontro sobre as ações sociais do projeto na última terça-feira (29) e obtiveram informações sobre o andamento das obras de requalificação da área onde vão morar.
“Hoje é um dia diferente, alegre. Estou satisfeita porque tudo que foi prometido está sendo cumprido. A equipe de trabalho transmite segurança e cuida muito bem da gente nos atendimentos”, afirma a dona de casa Meirevânia Santos, de 31 anos.
A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Salvador, com projeto social executado pela AVSI Brasil, consiste na requalificação da área Guerreira Zeferina, com a construção de 257 unidades habitacionais e a realização de ações sociais que visam “oferecer um percurso de desenvolvimento para os moradores”, como lembrou a gerente geral da AVSI Brasil na Bahia, Lareyne Almeida.
Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, instituição que elaborou o projeto físico, conta que foi construída uma relação de confiança entre moradores e parceiros do projeto graças à metodologia de trabalho adotada, que integra ações físicas e sociais e favorece o diálogo com os moradores. “Em todos esses anos trabalhando em áreas de assentamentos precários, eu nunca fiz um processo tão participativo como esse que estamos fazendo aqui na Guerreira Zeferina”.
“Um dos pontos positivos desse nosso projeto é que temos mantido um canal de diálogo com a comunidade. Inclusive, nós ajustamos o projeto mais de uma vez de acordo com as demandas da comunidade”, reforça Paulo Hermida, diretor de projetos estratégicos da Casa Civil.
Novas atividades sociais
No encontro, foi esclarecida a nova fase de atividades do projeto social, executado pela AVSI Brasil. Serão realizadas reuniões com grupos menores de moradores, de acordo com o local onde residem temporariamente com o auxílio do aluguel social disponibilizado pela Prefeitura enquanto as novas habitações são construídas.
Além disso, as visitas domiciliares já começaram. Nessas ocasiões, a equipe busca informações sobre as famílias, incluindo a adaptação no novo endereço, e informa sobre ações futuras, como a abertura de inscrição para cursos de capacitação profissional.
Os 13 alunos do curso de Iniciação para Pedreiro, realizado em parceria com o Senai e o Sebrae, formam o primeiro grupo de pessoas da comunidade já beneficiadas com a formação profissional. A dona de casa Cassileide Bonfim se mostrou contente com essa novidade em sua vida. “Fazer esse curso era um sonho que eu tinha. Estou aprendendo sobre o trabalho, relação interpessoal, disciplina, organização, limpeza. Pra mim, é uma oportunidade única”.
Para continuar acompanhando as novidades do projeto, os moradores podem baixar e acessar o aplicativo para celular Guerreira Zeferina, lançado no encontro. Reuniões, inscrições de cursos, andamento das obras, entre outras atividades, já estão disponíveis. O mecanismo é mais um canal disponível para diálogo entre equipe e famílias beneficiadas pela iniciativa.
O Guerreira Zeferina é um projeto da Prefeitura de Salvador, realizado pela Fundação Mário Leal Ferreira, Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec) e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), sob coordenação da Casa Civil, com projeto social executado pela AVSI Brasil.