Anuncio

Mercado de trabalho e elaboração de currículo são temas de oficinas em comunidades isoladas do Piauí

A iniciativa visa despertar o interesse de jovens e adultos em se qualificar para o mercado de trabalho

“Fiquei maravilhada com as orientações e com o instrutor da oficina, que deu ênfase à ética e comportamento no ambiente de trabalho. Uma variedade de informações acerca de currículo que serão muito proveitosas e que certamente fará diferença na vida, considerando o contexto atual de empregabilidade da região”, assim define Zulneide Cirqueira da Silva sobre a experiência de participar da oficina de inserção no mercado de trabalho e elaboração de currículo. A ação foi realizada pelo Programa de Qualificação e Desmobilização de Mão de Obra e materiais Recicláveis e Reutilizáveis da Obra, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a Enel Green Power.

Nos meses de dezembro e janeiro, foram realizadas duas oficinas distintas em áreas de influência do Parque Solar São Gonçalo e Complexo Eólico Lagoa dos Ventos, no Piauí. Quatro municípios receberam as oficinas sendo eles: São Gonçalo do Gurguéia, Lagoa do Barro, Dom Inocêncio e Queimada Nova, beneficiando diretamente 274 pessoas.

A primeira oficina, voltada para inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e elaboração de currículo, foi ministrada pelo facilitador e psicólogo Danillo Holzman Leão. Para a beneficiária Seliana Reis, 33, a atividade aconteceu no momento adequado visto que a mesma estava desempregada e com o currículo desatualizado. “Consegui atualizar meu currículo com as informações que recebi no curso e já distribui em algumas empresas. No curso também aprendi como devo me vestir para uma entrevista e como me comportar para causar uma boa impressão”.

Já a segunda oficina realizada contemplou os colaboradores das obras do Parque Solar São Gonçalo e Complexo Eólico Lagoa dos Ventos, empreendimentos da Enel Green Power. A oficina abordou temas como comunicação não violenta no ambiente de trabalho e seus efeitos na qualidade das relações interpessoais e clima organizacional.

Segundo a gerente do projeto, Daniele Kalil, as iniciativas foram organizadas com objetivo de despertar o interesse dos jovens e adultos da região em se qualificar cada vez mais para serem inseridos de forma produtiva na sociedade, aumentando assim não só a renda, mas também a autoestima. “Capacitar e acompanhar jovens e adultos é ponto central para o projeto que, ao gerar renda para as comunidades, também auxilia a empresa a qualificar pessoas para suas operações em um mercado cada dia mais competitivo e dinâmico”, afirma a colaboradora.

O projeto

Em parceria com a Enel Green Power, que atua no desenvolvimento, construção, geração e operação de energia procedente de fontes renováveis, a AVSI Brasil executa o Programa de Qualificação e Desmobilização de Mão de Obra em dois parques de geração de energia localizados no estado do Piauí: Parque Solar São Gonçalo e Complexo Eólico Lagoa dos Ventos. O primeiro inserido nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia, Corrente e Gilbués e o segundo nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova, Dom Inocêncio, Capitão Gervásio de Oliveira e São João do Piauí.

O Programa de Qualificação e Desmobilização de Mão de Obra tem como objetivo oferecer uma possibilidade de qualificação e reinserção na fase de desmobilização da mão de obra contratada para a construção do Parque Solar São Gonçalo e do Complexo Eólico Lagoa dos Ventos e proporcionar um desenvolvimento econômico local sustentável para a população dos municípios das áreas de influência dos empreendimentos da Enel Green Power.