A ação faz parte do projeto Vozes Daqui que iniciou suas atividades há pouco mais de um mês
Depois da realização da primeira atividade com alunos beneficiários do projeto Vozes Daqui, foi realizado, no início de novembro, a primeira reunião com o Comitê de Alunos de cada escola integrante do projeto.
O comitê de alunos atuará monitorando a implementação das propostas de melhorias escolares e representando os demais estudantes do projeto. Além disso, se responsabilizará atuando como interlocutor da equipe executadora da ação.
Ao todo, estiveram presentes nos encontros 38 alunos, 6 professores e 5 mães, sendo 16 alunos na Escola Municipal Manuel Cesar Albuquerque, 7 na Escola Municipal Presidente Costa e Silva e 15 estudantes na Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguierés. O envolvimento de professores e pais no comitê é voltado não apenas para auxiliar os alunos nas atividades, mas também como forma de integração da escola com a comunidade.
Ana Paula da Hora, mãe de uma das estudantes integrantes do comitê, afirma que apoia a participação da filha no projeto, pois é mais uma oportunidade de adquirir aprendizado. “Ter um lugar para obter conhecimento e onde as crianças coloquem a mão na massa é muito importante, porque a escola abre um campo amplo de experiência e tem todo meu apoio”.
A atividade buscou desenvolver integração entre as equipes através de dinâmicas, apresentação e discussão sobre a importância do comitê. Além disso, foram expostas histórias de experiências em outras escolas com o objetivo de inspirar a equipe.
“A formação desse comitê é de suma importância para a vida dos alunos, porque faz com que eles desenvolvam suas habilidades e competências de ideias empreendedoras. Sou muito grata em fazer parte desse momento, pois esse projeto irá agregar valores que vão ficar para a história” afirma Idelina Albertim, gestora da Escola Municipal Presidente Costa e Silva.
O projeto Vozes Daqui é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Fiat Chrysler Automobiles, JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana. A iniciativa contribui especialmente para a educação de qualidade e para que as cidades e comunidades sejam sustentáveis, conforme proposto pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 e 11) das Nações Unidas.