AVSI COMUNICA /
David Scalabrini
Analista Administrativo
AVSI Brasil


Sou muito grato por ter participado do sétimo Encontro Anual* sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável. Durante três dias, tive a oportunidade de aprender com discursos bastante enriquecedores sobre esse tema tão relevante.  Dentre esses, o do Padre Pigi me tocou de forma particular. Ele falou sobre a concepção e crescimento da AVSI, bem como o foco da sua metodologia que é a centralidade do indivíduo.

 

Nesse ponto, ele usou de uma metáfora que eu achei interessante. Quando nos deparamos com um problema, podemos jogar uma pedrinha para resolvê-lo. Porém, se um número maior de pessoas jogar pedrinhas no mesmo lugar, teremos então uma montanha de pedrinhas, que em conjunto poderão resolver o problema de forma bem mais eficaz. Esse exemplo contribui para o meu trabalho na medida em que me enxergo como parte importante de algo muito maior.

 

Trabalho no setor administrativo e entendo que os projetos precisam ser bem administrados, portanto jogo minha pedrinha; mas os projetos também precisam ser bem concebidos, negociados e divulgados, ou seja, várias outras pedrinhas são jogadas para formar a montanha. Somente a montanha composta de todas as pedrinhas necessárias pode sustentar projetos à altura da AVSI, e para mim é uma honra fazer parte do processo.

 

Outro momento que me marcou foi a exibição do comercial de uma seguradora tailandesa. O vídeo narrou a história de um homem que, a partir do momento em que uma goteira atingiu sua cabeça, teve ideia de mudar um vaso de planta de lugar para que esta recebesse a água em seu lugar. A partir de então, ele inicia uma sequência de ações altruístas para com as pessoas ao seu redor, como por exemplo, levantar o carrinho de uma vendedora ambulante. Com o passar do tempo, ele percebe o resultado de suas ações. A planta cresce, a vendedora sorri e até mesmo uma menina carente consegue ir à escola graças a sua ajuda.

 

Assim como o homem retratado no comercial, eu também sinto uma enorme satisfação quando vejo a vida das pessoas serem transformadas para melhor, e esse processo ocorre nos projetos desempenhados pela AVSI. Além disso, a transformação de algo tido como ruim (a goteira) em algo bom (molhar a planta) também se assemelha com um dos nossos fundamentos que é partir do positivo.

 

 

*Confira mais depoimentos sobre o Encontro Anual 2017.


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Depoimentos

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.