AVSI COMUNICA /

CRECHE LUIGI GIUSSANI

Para educar o coração do homem
Publicada em 18/11/2015

 

 

História

 

O Centro de Educação Infantil Monsenhor Luigi Giussani, conhecido como Creche Giussani, é fruto de um programa de urbanização de assentamentos precários, realizado no início dos anos 2000, no Bairro do Lobato, em Salvador (BA).

 

O projeto de intervenção urbanística envolveu parceiros públicos, cooperação internacional e terceiro setor com o objetivo de desenvolver o território de maneira integrada, investindo em aspectos físicos (com a construção de moradias regulares, no lugar das palafitas) e sociais (oferecendo equipamentos sociais de acordo com as demandas da população).

 

Fundada em setembro de 2005, a Creche Giussani foi criada para acolher as crianças de 188 famílias que moravam em palafitas e foram beneficiadas com novas casas, no Conjunto Habitacional Joanes Azul, por meio desse projeto de desenvolvimento urbano.

 

Desde então, a instituição funciona como um local seguro, que acolhe e educa crianças, oferecendo cuidados básicos, educação de qualidade, alimentação, atividades de lazer e desenvolvimento das habilidades psicomotoras e cognitivas. Além disso, são realizados atendimento e acompanhamento das famílias, através do serviço de orientação, das reuniões de pais e das visitas domiciliares.

 

 

Contexto local

 

A creche está localizada em uma comunidade do subúrbio de Salvador, o bairro do Lobato, entre a Península de Itapagipe e a Avenida Afrânio Peixoto.

 

As famílias das crianças, em geral, são numerosas e passam por dificuldades diversas, como desemprego – que acentua a pobreza e a vulnerabilidade social. Em algumas áreas, enfrentam também precárias condições de higiene e saneamento básico, que contribuem para agravar os riscos à saúde e integridade física das crianças.

 

As mulheres são as principais responsáveis pela família, provendo e cuidando dos filhos, com ou sem a presença do cônjuge. Em média, a renda familiar mensal é de até um salário mínimo, adquirido através de trabalho formal ou informal, ajuda de programas governamentais (Bolsa Família) ou de familiares.

 

 

Cotidiano

 

Atualmente 100 crianças de 18 meses a 5 anos estão matriculadas na instituição. Elas estão divididas em grupos de acordo com a faixa etária.

 

Os pequenos chegam na creche às 7h30 e permanecem até o final da tarde, às 17h. Nesse período, fazem 4 refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

 

Ao longo da semana, são realizadas diversas atividades nos espaços disponíveis: atividades em classe (pintura, colagem, desenho etc), filme na sala de vídeo, jogos e brincadeiras no pátio, parquinho, quadra ou brinquedoteca e contação de histórias na sala de aula ou na biblioteca.

 

Essas atividades realizadas levam em consideração o projeto pedagógico temático previsto para aquela época do ano. Alguns exemplos são: “Identidade”, “Higiene”, “Festas Juninas”, “Artes” e “Advento”. Os projetos contribuem para desenvolver habilidades e ajudam a ensinar valores para as crianças.

 

 

Sustentabilidade

 

As despesas da Creche Giussani são custeadas principalmente por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas e também por meio de parceria com a prefeitura.

 

Sobre as doações, podem ser realizadas de três diferentes formas:

 

1. Apadrinhamento: apoio que tem como diferencial a aproximação entre a criança e seu apoiador. Ao longo do ano, os “padrinhos” têm notícias sobre seus “afilhados” e também recebem informativos sobre o trabalho realizado na instituição. A contribuição no valor de R$ 360,00 (por ano) pode ser realizado via dinheiro, cheque, depósito em conta ou boleto (até 10 vezes). 

 

2. Desconto em folha: contribuição realizada por colaboradores da AVSI Brasil, que tem como iniciativa de responsabilidade social o apoio à Creche. Consiste no desconto mensal de uma quantia autorizada pelo funcionário. A adesão do colaborador é feita em contato com o RH da AVSI e tem o valor mínimo de R$ 5,00.

 

3. Central de Doações: a Creche Giussani dispõe de uma Central de Captação de Recursos, implementada em 2015, a partir da doação de uma família italiana. O apoiador é contatado por telefone e contribui até 5 vezes, via cartão de crédito, cartão de débito, débito automático, depósito bancário, cheque, dinheiro ou boleto.

 

 

Colabore!

1 Preencha a FICHA DE ADESÃO online.

2 Aguarde nosso contato.

3 Você receberá mais informações para efetuar a contribuição.

 

 

Se já conhece nosso trabalho, indique um amigo.  Envie nome, telefones e e-mail do amigo para associacao.crechedomgiusssani@gmail.com e deixa com a gente! Entraremos em contato para contar um pouco mais sobre a Creche.

 

 

Quer saber mais? Gostaria de fazer uma visita? Entre em contato: 71 3045-5110 / 3555-3355.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org . Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte