AVSI COMUNICA /
Adriana Gouveia
Gerente de projeto
AVSI Brasil (PE)


“Pertencer é sinônimo de misturar, sentir-se junto e próximo, aprendendo e construindo juntos as possibilidades, o verdadeiro patrimônio de todos.

 

Minha história na AVSI partiu de um encontro. Após minha graduação em Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), trabalhava no escritório de integração do curso de Arquitetura e Urbanismo quando fui convidada por professores a participar de uma iniciativa que completava 25 anos em setembro de 2008: o Summer School, patrocinado pela Fundação AVSI Itália, Universidade de Bolonha e PUC-Minas. Essa troca de experiências Brasil x Itália em urbanização de vilas e favelas foi o meu primeiro contato com a AVSI. Dois anos depois, fazendo uma especialização em Elaboração, Avaliação e Gestão de Projetos Sociais na UFMG, uma colaboradora da AVSI que também fazia a especialização, ao ouvir minha apresentação pessoal no primeiro dia de aula, disse que estava precisando de uma arquiteta com o meu perfil profissional para gerenciar um projeto de planejamento urbano financiado pelo Ministério Italiano no município de Contagem (MG). Com menos de um mês estava trabalhando na AVSI.

 

Na AVSI, sempre pude colocar em prática as coisas que acredito. Este sentimento de pertencimento e de acreditar que é possível a transformação do sujeito é o que nos move! O caminho para o movimento parte de um ponto em comum com a AVSI: acreditar nas pessoas. Este é o sentimento que nos une e aproxima seus protagonistas de seu sucesso que une o meu trabalho aos projetos que realizamos.

 

Meu projeto de vida se funde ao meu trabalho, à vida dos meus colegas, e traz consigo um bem, um desejo: a vontade de transformar, de criar oportunidades, de crescimento pessoal dentro de uma coletividade. Acredito que este seja o grande diferencial nos trabalhos que realizamos. Eles são exitosos e reconhecidos porque se tornam um patrimônio de todos, proporcionando o verdadeiro sentido de pertencimento.

 

Os trabalhos são sempre desafiadores e prazerosos e isto é o que me move. Pertencer à AVSI Brasil é para mim uma oportunidade de me realizar como pessoa e profissional que busca seguir o caminho do bem e da realização através do trabalho.

 

Meu último desafio na AVSI, no Agreste pernambucano, traz um exemplo claro de uma mãe que, para atender o desejo de seu filho, transforma folhas do pé de umbu em um suco maravilhoso! O suco mais saboroso que já tomei, pois tinha, além do sabor refrescante, um gostinho de felicidade e realização. Ela pode com sua criatividade e com o que tinha disponível (meio limão e folhas verdes do umbuzeiro no quintal seco e árido) saciar a vontade de seu filho! Um exemplo de como podemos nos transformar juntos aprendendo a enfrentar as dificuldades e desafios da vida!

 

Sou feliz por trabalhar na AVSI!”

 

 

O depoimento de Adriana Gouveia faz parte da nova edição da série "O verdadeiro patrimônio da AVSI Brasil". Desta vez, homenageamos colaboradores da filial de Pernambuco. Confira aqui outros depoimentos da série, publicados semanalmente.


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Depoimentos

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.