AVSI COMUNICA /
Israel Rufino
Professor de Formação Humana
Consultor


 

Formação humana é contato com suas exigências existenciais, motor de sua vida pessoal e profissional. É através desse percurso formativo que o jovem pode indagar-se de si mesmo e dar respostas mais concretas para sua jornada de vida.

 

Os jovens desta formação humana e profissional em Araçás (BA), marcados com seus percalços e adversidades, viveram um Kairos de muita resiliência e esperança dentro desta formação de oito meses.

 

Lembro-me de um jovem que dizia: ‘Professor, estas aulas me ajudam a pensar na vida e superar minhas dificuldades que me impediram muito tempo de crescer’. Essa frase apresenta de maneira prática o que é formação humana e seus resultados com os jovens de Araçás. Ocorreu o encontro do jovem consigo, com o mundo, obtendo como resultado a construção de projetos de vida sólidos.

 

Observa-se ainda como resultados posturas diferentes, amadurecimento técnico, criatividade, fortalecimento da sua marca pessoal, a importância de construção de projetos para o futuro.

 

Por fim, o que me chamava a atenção nesta turma a cada aula foram os discursos, a participação nas atividades simbólicas, o relato sobre suas histórias de vida, a vontade em reorganizar seu futuro, o desejo em superar as dificuldades e de alcançar seus sonhos.

 

Terminamos o módulo com a celebração das cores na esperança de que este não é o fim, mas o início de uma longa jornada.

 

 

 

*Israel Rufino foi professor da disciplina Formação Humana para os alunos do Curso de Formação Profissional em Pintor de Obras, em Araçás (BA).


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

Mais Depoimentos

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte