Anuncio

Alunos do Ciranda Viva coletam cerca de uma tonelada de resíduos recicláveis durante gincana ambiental

Materiais foram retirados de residências de comunidades da zona rural de Catu-BA.

Cerca de uma tonelada (907kg) de resíduos recicláveis foi coletada, na manhã de quinta-feira, 29, durante a gincana do meio ambiente promovida pelo projeto Ciranda Viva, no Centro esportivo Lucian Nobre, localizado na zona rural de Catu-BA. Os materiais foram retirados de residências das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho.

A iniciativa, destinada aos alunos dos projetos do Ciranda Esportiva, Educativa e Leitura, teve como objetivo mobilizar e incentivar os beneficiários sobre a importância da preservação ao meio ambiente, além de estimular o trabalho em equipe e proporcionar momento lúdico. O evento contou com a participação de beneficiários, famílias e colaboradores da AVSI Brasil, PetroReconcavo (financiadora do projeto) e Neonergial, totalizando pouco mais de 180 pessoas.

Um dos motivos que levou a realização dessa iniciativa foi a celebração em homenagem ao mês do Meio Ambiente. A gincana foi dividida em quatro equipes: vermelho, verde, amarelo e azul. Além de contribuírem com o incentivo educativo, as provas foram enriquecidas com ações empolgantes como peças teatrais, brinquedos sustentáveis, confecções de roupas com materiais recicláveis e receitas com aproveitamento integral dos resíduos.

Para a gerente do projeto, Aline Brito, iniciativas como essa proporcionam impacto positivos na vida dos beneficiários. “Trabalhar a preservação do meio ambiente, inserido no contexto rural, é extremamente significativo. Construir o aprendizado de maneira lúdica nos permite acreditar num aprendizado mais efetivo. Sentir a vibração de cada um deles, durante as provas da gincana, acompanhar o empenho e a criatividade foi muito gratificante. Apesar de apenas duas equipes conseguirem a premiação, todos foram vencedores. O título mais importante é o do conhecimento, e esse ninguém pode nos tirar. Tenho certeza que eles aprenderam muito”, destacou Aline.

Ao final das provas, a equipe verde se destacou com mais de 7 mil pontos e ocupou o primeiro lugar da gincana. Em segundo, ficou a equipe azul com pouco mais de 6 mil pontos. Já o terceiro lugar ficou a equipe vermelha que acumulou 5 mil pontos. A equipe amarela ficou em quarto lugar. Como prêmio, as equipes verdes e azuis foram privilegiadas com uma visita especial ao famoso museu da Neoenergia em Salvador, programada para o mês de julho.