Além das aulas teóricas e práticas de pintura, o curso contou com formação humana e empreendedorismo
“Chegar ao final de uma longa jornada de aprendizado e avaliação pessoal não é o fim, mas o início de uma nova jornada que surge, uma jornada de superação”. Essas foram as palavras do professor de formação humana Israel Rufino durante a cerimônia de certificação dos 24 alunos do curso de capacitação em Pintor de Obras, projeto que qualificou ex-funcionários da Ferbasa (Companhia de Ferro Ligas da Bahia) e moradores do município de Araçás (BA). O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a presença dos familiares dos formandos e de representantes da AVSI Brasil, Ferbasa, Prefeitura, Sebrae e Senai.
Na ocasião, os três módulos trabalhados durante o curso (Formação Humana, Empreendedorismo e Pintura) foram relembrados, focando nos pontos principais e seus benefícios para os alunos. Além disso, o financiador e parceiros do projeto discursaram sobre a satisfação de contribuírem com esse momento de ascensão da vida dos novos pintores.
“O Sebrae tem a missão de fomentar o empreendedorismo e aqui tivemos a oportunidade de identificar grandes potenciais. Nós aprendemos muito com os alunos”, conta Fabricio Barreto, diretor geral de parceria do Sebrae. “Força e sucesso aos formandos. O Senai também é a casa de vocês. É um prazer participar desse momento”, afirma Dalton Carvalho, coordenador da unidade nordeste do Senai. “Hoje temos muitos filhos de Araçás como referências em pintura, estamos muito felizes”, reforça Maria das Graças, prefeita da cidade. “Vocês estão tendo uma oportunidade especial, cada vez mais somos desafiados com as dificuldades da vida, vocês foram muito corajosos em aceitar o convite de participar de algo novo. Obrigado pelo sim e o desafio começa agora, boa sorte!”, deseja Lareyne Almeida, gerente geral da AVSI Brasil. “A proposta desse curso foi oferecer aos alunos uma qualificação de excelência, dando-os um diferencial. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, encerra Sebastião Andrade, diretor de Recursos Florestais da Ferbasa.
O curso aconteceu de maio a dezembro deste ano, totalizando 234 horas/aula. “Ao escolhermos participar desse curso, tomamos uma decisão que mudaria nossas vidas, escolhemos o novo. Esse projeto promovido pela Ferbasa com o apoio da AVSI Brasil, instituições que nos deram uma formação diferenciada, nos ajudou a alcançar o sonho de nos tornarmos pintores e também promoveu desafios para que chegássemos até aqui. Nesse momento, estamos celebrando essa vitória, nos despedindo, agradecendo, relembrando tudo que vivemos nesses últimos meses”, conta Jean Soares, novo pintor e orador da turma.
Além dos três módulos trabalhados, em janeiro, os novos pintores farão uma intervenção comunitária, uma oportunidade para mostrar a todos o que aprenderam na capacitação. O local escolhido foi o muro do Colégio Municipal de Araçás, espaço onde ocorreram as aulas de curso.