Anuncio

Aula de Autodefesa marca Campanha dos 21 Dias de Ativismo com mulheres acolhidas nos espaços da Operação Acolhida em 2024

No marco da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, uma aula experimental de autodefesa foi realizada na primeira semana de dezembro, na sede do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), em Boa Vista — Roraima. A atividade reuniu mulheres acima de 18 anos provenientes dos abrigos da Operação Acolhida, reforçando a importância da conscientização sobre autodefesa em situações de risco.

A iniciativa, que contou com a participação de mais de 20 mulheres acolhidas nos abrigos geridos pela AVSI Brasil em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, ofereceu ferramentas práticas de proteção e reforçou a mensagem central da campanha: o enfrentamento da violência e a promoção da equidade. A aula também destacou o direito à segurança e autonomia como pilares fundamentais na luta pelos direitos humanos.

Para a jovem Daikis Anais Rodriguez, que atualmente vive no abrigo Rondon 1, o momento foi de grande aprendizagem, ela conta que descobriu que a autodefesa vai além do uso da força.

“Gostei muito da experiência, são coisas que a gente deseja nunca usar, mas se for preciso é bom sabermos que não precisa só de força e sim de uma estratégia para se defender”, destacou.

A Campanha dos 21 Dias de Ativismo, realizada mundialmente desde 1991, mobiliza a sociedade em pautas voltadas ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Em Boa Vista, as atividades locais conectam-se a ações globais, como os 16 Dias de Ativismo promovidos por organizações como o ACNUR, que atua em contextos de vulnerabilidade por meio de oficinas e treinamentos.

A iniciativa foi promovida por meio da articulação com o Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) com apoio da Secretaria Especial da Mulher, vinculada à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), responsável pelo CHAME, Força-Tarefa Logística-Humanitária e Ministério de Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).