Contribuir para a redução da pobreza urbana e a vulnerabilidade social dos moradores do município de Alagoinhas (BA). Essa é a proposta do projeto “Alagoinhas Sustentável: Arranjo participativo para o desenvolvimento”, financiado pela União Europeia e a prefeitura de Alagoinhas e executado pela AVSI Brasil.
O diretor geral da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, realizou a primeira apresentação do projeto no dia 4 de fevereiro para o prefeito do município, Paulo Cezar, e representantes das secretarias municipais de Educação (SEDUC), Assistência Social (SEMAS), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Fazenda (SEFAZ), além de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN).
O projeto contribuirá para o crescimento econômico e social das áreas circunvizinhas aos polos industriais da cidade, através da implementação de uma estratégia preventiva de desenvolvimento local sustentável, bem como irá favorecer a melhoria na condição de vida das comunidades envolvidas: Cruzeiro dos Montes e Jambreiro.
“Primeiramente a equipe da AVSI irá avaliar as regiões que estão no entorno da nossa antiga base industrial (Cruzeiro dos Montes e Jambreiro) e a nova área industrial que está consolidada”, explicou o prefeito do município.
A iniciativa será liderada pelo poder público municipal e envolverá também o terceiro setor e as empresas, como relata o diretor geral da AVSI Brasil: “Vamos fazer isso através de um plano de estratégia de atração do setor privado, mas também utilizando regras que existem no Brasil de incentivos fiscais. Portanto, o nosso objetivo é um diálogo forte com o setor privado para, através de uma estratégia de desenvolvimento, envolvê-lo como um dos atores protagonistas da iniciativa”, ressaltou Pellicelli.
Alagoinhas sustentável
O Alagoinhas Sustentável nasce a partir da necessidade do município de Alagoinhas em reduzir a vulnerabilidade social de áreas próximas aos seus polos industriais, especificamente nas comunidades de Cruzeiro dos Montes e Jambeiro, marcadas pela precariedade da qualidade de vida e da ausência de serviços sociais básicos, que contribuem e repercutem de forma negativa na vida dos moradores e em particular dos habitantes jovens.
O projeto tem previsão de 30 meses e irá promover atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável e harmônico entre o território e seus habitantes, como a realização de encontros de sensibilização dos parceiros sobre o tema do desenvolvimento sustentável, entre outros.
Os 2500 moradores das Comunidades de Cruzeiro dos Montes e Jambeiro receberão iniciativas socioeducativas e desportivas financiadas por recursos do setor privado.
O projeto tem ainda como resultado esperado o conhecimento socioeconômico territorial da área de influência do novo polo industrial de Alagoinhas e das empresas presentes, a elaboração de um plano de desenvolvimento local, o incremento do trabalho e da renda com inserção no mercado formal, através das indústrias e de seus fornecedores e a prestação de serviços básicos melhorados com iniciativas públicas.