Mais de 30 colaboradores da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) estiveram em Salvador (BA) junto com José Egas, representante do ACNUR no Brasil, para conhecer parte da estrutura e dos projetos desenvolvidos pela AVSI Brasil na cidade, na última quarta-feira (27).
A visita teve como objetivo proporcionar à equipe do ACNUR um conhecimento mais amplo sobre a atuação da AVSI Brasil na capital baiana, incluindo projetos nos âmbitos socioeducativo, trabalho, crescimento econômico, água e segurança alimentar. O encontro com a AVSI integrou a programação do planejamento estratégico da agência da ONU, que estava acontecendo em Salvador.
“Quando eu considerei fazer a primeira atividade de planejamento, em 2 anos, com os chefes dos diferentes escritórios e unidades do Brasil, eu não achei lugar melhor do que a Bahia. Não somente por ser um estado onde gostaríamos de fazer mais, mas especialmente para conhecer os projetos que a AVSI tem na região, que são projetos que não tem necessariamente a ver com migrantes e refugiados, mas que tem muito a ver com o desenvolvimento, com a construção do ser humano e da comunidade. É indiscutível que, para todos nós, o nosso maior parceiro de trabalho e de cooperação são vocês da AVSI”, conta José Egas.
A primeira parada do grupo foi no Centro de Orientação da Família (COF), localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e local onde acontecem cursos profissionalizantes, formações, atendimentos psicológicos e nutricionais. O diretor presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, falou sobre o percurso de chegada da organização na região e todo o trabalho realizado na comunidade de Novos Alagados desde 1993.
“Este lugar para a AVSI é muito importante. Aqui pudemos criar e implementar uma metodologia de desenvolvimento integral e integrado, junto com parceiros, que gerou bons resultados. Encontramos pessoas e associações locais engajadas e utilizamos este patrimônio incrível para o desenvolvimento local”, relatou Pellicelli.
Em seguida a coordenadora de formação técnica, Débora Oliveira, apresentou dados sobre o planejamento, a logística e a execução dos cursos profissionalizantes e programa de aprendizes realizados a partir do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho. Já o psicólogo, Frederico Fidelis, contextualizou sobre o projeto Educação Nutricional e Desenvolvimento Integral que realiza atendimento nutricional, psicológico e social de crianças e suas famílias desde 2003.
O grupo seguiu para a Creche Luigi Giussani, instituição construída em 2005 com o apoio da AVSI Brasil e parceiros para compor o desenvolvimento integral realizado na comunidade. Lá foi possível ouvir sobre a história do lugar e depoimentos de mães dos alunos, agradecidas por poderem contar com a instituição.
Para o chefe de escritório do ACNUR em Boa Vista, Oscar Sanchez, a visita foi uma boa oportunidade de conhecer novas atividades que podem ser replicadas: “tudo que tem a ver com trabalho social e acolhimento de comunidades são coisas que temos que aprender para poder replicar, pois são temas de nosso interesse”, assegura.
Além do grupo do ACNUR e de representantes da equipe AVSI Brasil, participou do encontro a analista de sustentabilidade da PetroRecôncavo, Tatiana Mendes, empresa parceira da organização no município de Catu (BA).
“Receber a visita do ACNUR foi importante porque podemos mostrar a eles qual a origem da AVSI e isso mostra que a AVSI tem esse olhar além da necessidade, sempre com esse objetivo de protagonismo, de um desenvolvimento sustentável das pessoas. Essa visita pode ajudar muito nessa visão mais ampla sobre nossa atuação”, destacou Pellicelli, ao final do evento.