“A AVSI não será lembrada pelos números, pelos projetos, nem pelas publicações, mas pela capacidade de ser promotora da mudança de vida das pessoas a partir de um encontro. Esse é o motivo pelo qual acordamos de manhã: Para construir um pedaço de mundo melhor”. Com essas palavras, o diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, destacou o trabalho da organização e a atuação dos colaboradores durante o evento online de lançamento do novo Balanço Social, no último sábado (17).
O evento, que foi transmitido para colaboradores e sócios da AVSI Brasil, renovou a motivação ideal e fortaleceu a sinergia entre equipes, aspectos importantes em um contexto de mudanças nas rotinas de trabalhos devido à pandemia da COVID-19, incluindo o distanciamento social.
O encontro foi mediado pelo vice-presidente da instituição, Jacopo Sabatiello, que dialogou com parceiros: Javier Gavilanes, Valdeci Ferreira (APAC), Rosita Milesi (IMDH) e Tássia Sodré (ex-colaboradora, atualmente vinculada ao ACNUR).
Em sua fala, Javier Gavilanes enfatizou a atuação da AVSI Brasil alinhada à agenda 2030 das Nações Unidas. Segundo Gavilanes, “a agenda é complexa e precisa de instituições que sabem o que fazem, sendo uma particularidade forte da AVSI Brasil a especialização nas áreas em que atua”. Já Valdeci Ferreira falou sobre a parceria com as APACs e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) através de projetos que vem sendo desenvolvidos desde 2015.
O desempenho da organização frente à emergência humanitária venezuelana foi lembrado por Rosita Milesi, que evidenciou o papel da AVSI no acolhimento, na formação e na interiorização dos refugiados que chegam ao Brasil com a esperança de uma vida melhor. “O desenvolvimento, a promoção humana, seria uma utopia inalcançável para milhares de pessoas se não houvesse essa intervenção, presença, ação samaritana, de proteção, no momento em que as forças dos refugiados estão profundamente afetadas. A AVSI não salva o mundo sozinha, tem consciência clara disso, mas busca forças e oportunidades para fazer isso Brasil afora”, concluiu Milesi.
A webinar foi encerrada com o depoimento da ex-colaboradora Tássia Sodré, que contou suas experiências e o aprendizado adquiridos enquanto atuou nos centros de acolhimento em Roraima, geridos pela AVSI Brasil. “As três principais habilidades humanas que desenvolvi como colaborada da AVSI Brasil foi exercer a escuta com empatia, trabalhar com qualidade com ou sem plateia e valorizar a importância do trabalho em equipe, criando uma rede de apoio”, relatou.
Confira aqui no novo Balanço Social que reúne informações-chaves, metodologia de trabalho, os resultados dos projetos realizados, as demonstrações financeiras e os parceiros que confiam recursos para o desenvolvimento das iniciativas.