Participantes visitam a Casa Bom Samaritano e contam com programação que se estende até 20 de setembro.
O XIV Encontro Formativo da AVSI Brasil, que teve início hoje, 17/09, em Brasília (DF), reúne cerca de 60 participantes, incluindo colaboradores, financiadores, parceiros e representantes da organização na América Latina.
Nesta tarde, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada à Casa Bom Samaritano (CBS), centro de acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos gerido pela parceria entre a AVSI Brasil (através do projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho) e o IMDH (Instituto de Migrações e Direitos Humanos). Desde sua fundação em 2021, a Casa já acolheu mais de 700 pessoas, oferecendo serviços e orientações em saúde, educação, qualificação profissional, inserção laboral e recreação, visando promover a integração socioeconômica de famílias venezuelanas na região.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer o contexto migratório dos refugiados e migrantes no Brasil e explorar a estrutura da Casa Bom Samaritano. A ocasião também contou com a apresentação do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, implementado pela AVSI Brasil e liderado pela Fundação AVSI, com o financiamento do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM).
“O bom samaritano é um exemplo de como se pode acolher um desconhecido. Não é fácil, não é automático, precisa ter uma disposição para isso, e a CBS apresenta isso. Não é uma relação que trata de uma categoria social, é uma relação única em que ajudamos o residente a retomar a sua dignidade. A Casa tem o desejo de ser o Bom Samaritano para as pessoas que chegam aqui”, destaca o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli.
Valdeci Ferreira, diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), destacou os pilares da metodologia de trabalho adotada na CBS. “A proposta metodológica da Casa Bom Samaritano está fundamentada em um processo de adaptação, responsabilização, capacitação, autonomia e inserção social”.
O Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH) também relatou sobre o centro de acolhida. “Destaco a importância de estabelecer alianças estratégicas, baseadas em três pilares: foco definido, propósitos sinérgicos e uma causa nobre humanitária. Esses elementos nortearam os passos que foram dados para estabelecer esta Casa. A Casa seguirá desenvolvendo sua missão de maneira sólida e serena na medida em que for ampliando suas parcerias”, comenta a diretora do IMDH/Fundação Scalabrinianas, Irmã Rosita Milesi.
O XIV Encontro Formativo, que se estenderá até 20 de setembro, tem como tema central “O bem Integral da pessoa e a organização” e visa aprofundar a discussão sobre como promover o desenvolvimento humano integral em um cenário desafiador.