Anuncio

AVSI Brasil tem novos estatuto, regimento e diretoria

Nova governança é fruto de um longo percurso de avaliação da estrutura organizacional

A AVSI Brasil percorreu um longo caminho no que se refere à estruturação da sua governança. Esse percurso incluiu a avaliação sobre a dimensão atual da organização e os procedimentos administrativos que, com o auxílio de uma consultoria especializada, gerou mudanças no Estatuto, no Regimento Interno e na direção.

Depois de quase 30 anos atuando como filial da Fundação AVSI e posteriormente como uma organização regional (AVSI Bahia e AVSI Nordeste), foi instituída a AVSI Brasil, uma organização não governamental brasileira, sem fins lucrativos, presente em cinco estados do país.

Os conselhos Diretivo e Fiscal, inicialmente, eram compostos por voluntários. No final de 2014, com o crescimento da instituição, na contramão da crise econômica do Brasil, e o desejo de mudança do conselho, surgiu a necessidade de reavaliar a estrutura da governança.

Para isso, foi contratada uma consultoria com o Dr. Tomaz de Aquino, um valioso auxílio para compreender quais caminhos estavam disponíveis para uma organização complexa como AVSI Brasil, com atuação em vários estados e uma diversidade de parceiros.

A consultoria gerou um parecer com a indicação de que, devido à dimensão tomada pela instituição e às responsabilidades que envolvem assumir um cargo no Conselho Diretivo, o ideal é que a AVSI Brasil seja composta por uma diretoria de funcionários com responsabilidade objetiva e capacidade de monitorar a própria administração, e não por voluntários, como acontecia desde o seu surgimento.

A escolha dos funcionários para assumir esses cargos foi feita em Assembleia Extraordinária  e levou em consideração critérios como o envolvimento direto na administração da “obra AVSI”, o compartilhamento do ideal e da história da instituição, o interesse em seu crescimento e a capacidade estratégica e de gestão.

O novo estatuto prevê também o Conselho Consultivo, composto por seis integrantes voluntários, como órgão de avaliação da coerência e correspondência aos princípios norteadores da organização, de apoio e orientação às atividades desenvolvidas pela AVSI Brasil.

“Espero que o novo arranjo e as pessoas nele envolvidas, assim como toda a organização da AVSI Brasil, possam representar, em continuidade com o percurso iniciado em 2007, uma nova etapa de consolidação e crescimento de um sujeito local pertencente ao network da Fundação AVSI”, comenta Fabrizio Pellicelli, diretor presidente da AVSI Brasil.

Conheça os membros dos conselhos Diretivo e Fiscal:

Diretor presidente: natural de Roma, na Itália, Fabrizio Pellicelli é arquiteto e reside em Salvador (BA) desde 1998. É casado e tem um filho. Profissionalmente, ingressou na AVSI em 1995 e desde então, colaborou com a consolidação da presença da Fundação AVSI e a estruturação da AVSI Brasil. Ao longo desses anos, contribuiu com a realização de iniciativas, incluindo planejamento, coordenação e monitoramento de projetos, consultoria técnica e relações institucionais com os parceiros.

Vice-presidenteJacopo Sabatiello é italiano, solteiro, nascido em Milão. Mora do Brasil desde 2008, ano em que ingressou na AVSI. É graduado em economia, com especialização em Políticas Públicas e Instituições internacionais. Já atuou como assessor no Parlamento Europeu e especialista para Políticas de Cooperação Internacional da União Europeia na Embaixada Italiana de Belgrado. É gerente geral da AVSI em Minas Gerais, atuando na coordenação de equipes e projetos e relacionamento com parceiros institucionais.

TesoureiroCesare Simioni nasceu em Valdobbiadene, na Itália, e mora no Brasil desde 1998, país onde se casou e teve dois filhos. Economista, ingressou na AVSI em 1998 para desenvolver atividades de planejamento e coordenação administrativa, contábil e fiscal. Atualmente, responde pela gestão dos recursos financeiros e humanos da sede e das quatro filiais da instituição.

Eberval Reis nasceu em Itapicuru (BA), é casado e tem um filho. Graduado em Ciências Contábeis, realizou cursos na área de perícia contábil. Atua no terceiro setor há 16 anos, realizando contabilidade, acompanhamento de auditoria, coordenação de projetos e prestação de contas para instituições públicas, privadas e organismos internacionais.

Jeferson Batista nasceu em Jacobina (BA), é casado e tem três filhos. Graduado em Administração, atuou como sócio administrador de microempresa por 8 anos e realizou atividades no terceiro setor por quase 20 anos, desenvolvendo atividades na área administrativa, especialmente, aquisições e contratos.

Marco Sangiorgio nasceu em Monza, na Itália, é casado e tem dois filhos. Formado em Agronomia, com especialização em administração de agronegócios, atua no terceiro setor desde 1997, na Fundação AVSI, como responsável pela área administrativa e financeira, prestação de contas dos projetos, recursos humanos e logística. Atuou por 17 anos em órgãos políticos e realizou consultorias na área administrativa para o setor público.

Conheça os responsáveis pela sede, filiais e assessorias:

Gerente Geral – Bahia

Lareyne Almeida nasceu em Itabuna (BA), é graduada em Ciências Sociais, especialista e mestra em Desenvolvimento e Gestão Social. Integra a equipe da AVSI desde 2002, desenvolvendo atividades que lhe conferiram experiência na gestão de pessoas, concepção e execução de projetos, diagnósticos e estudos socioeconômicos e culturais e iniciativas financiadas pela União Europeia, Banco Mundial, Cooperação Italiana, governos locais e setor privado. Atualmente, é gerente geral da instituição na Bahia. Reside em Salvador, é casada, tem três filhos.

Gerente Geral – Minas Gerais

Jacopo Sabatiello ocupa também a vice-presidência.

Gerente Geral – Pernambuco

Ana Bianchi é jornalista, casada e nasceu em Recife. Ingressou na AVSI em 2009 e atualmente é gerente geral da instituição em Pernambuco. Tem experiência na área de comunicação e mídia e atua há quatorze anos no Terceiro Setor, com experiência em gestão de organização da sociedade civil, gestão de equipe executora de projetos, análise social, elaboração de diagnósticos e estudos socioeconômicos e culturais, mobilização de recursos e articulação de novas parcerias.

Gerente Geral – Rio de Janeiro

Paola Gaggini é agrônoma, solteira e nasceu em Codogno (Itália). Trabalhou no setor agrícola, atuando como consultora especializada e gestora de produção até 2000, período em que ingressou na AVSI, para exercer atividades na área de formação de jovens. Em 2005, inicia sua atuação no Brasil com projetos de cooperação internacional. Atualmente, representa a AVSI no Estado do Rio de Janeiro, coordena os projetos, prepara novos projetos e propostas e responde pela gestão administrativa local.

Assessoria de Comunicação

Silvana Moreira é jornalista, nasceu em Salvador (BA), casada e tem uma filha. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, participou de grupos de pesquisa nas áreas de comunicação, internet e democracia. Atuou na área de comunicação organizacional em instituições públicas e privada. Na AVSI, ingressou em 2013, como assessora de comunicação, onde implementou a assessoria, e atualmente gerencia projeto na área de educação. 

Assessoria da Diretoria

Paula Alves nasceu em Salvador (BA), é solteira, graduada em Relações Internacionais. Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Sorbonne, na França. Atuou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e participou como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (NURI), em Salvador. Assessora a diretoria em questões relativas aos projetos, à área administrativa e de organização institucional.