A Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizaram um ciclo de capacitações online para gestores públicos de seis municípios do Semiárido pernambucano. A iniciativa faz parte do Projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos” que busca melhorar a infraestrutura de água, saneamento e higiene em escolas rurais e, assim, garantir o acesso de meninas e meninos.
Com vistas a aprimorar a infraestrutura de água, saneamento e higiene, as capacitações online contaram com mais de 250 participantes de Araripina, Bodocó, Cumaru, Itaíba, Lagoa dos Gatos e Ouricuri. As temáticas sobre captação da água da chuva, captação de recursos e fontes de financiamento e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) surgiram a partir de um diagnóstico participativo com representantes dos seis municípios beneficiados pelo projeto e os gestores de 56 escolas.
No Módulo 1, foi abordado o tema “Gestão da Água e Higiene no ambiente escolar”, com a Engenheira Ambiental, Letícia Nunes. Ela, que também é sócia da SDW, empresa reconhecida internacionalmente como líder em soluções sustentáveis, mostrou que alunos em escolas com serviços de água potável tem maior probabilidade de frequentar regularmente as aulas. Além disso, fez indicações de como melhorar a gestão da água por meio da captação da água de chuva com práticas de higiene no ambiente escolar. “A capacitação vai nos ajudar a captar e usar melhor a água das chuvas”, contou Francisco Jasiel dos Santos, gestor municipal da escola Antônio Laurindo, no município de Araripina.
Nos Módulos 2 e 3, foram debatidos quais são e como acessar recursos de fundos privados, organismos internacionais, agências de cooperação, bancos e governo federal. Na ocasião, a pesquisadora em Recursos Hídricos e Engenheira Ambiental, Patrícia Herkenhoff, também abordou como elaborar e gerir projetos, desde a escrita até a prestação de contas.
O Módulo 4 tratou especificamente de como acessar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que trata do abastecimento de água e esgotamento sanitário nas unidades escolares. Todo material da capacitação foi disponibilizado em forma de um manual para os participantes, a fim de que possam acessá-lo na prática e no dia-a-dia do trabalho.
“Gostei muito da capacitação do PDDE Água. Aqui no município tivemos só duas escolas contempladas com o programa e vamos aproveitar (o que aprendemos da capacitação) para realizar a prestação de contas destes recursos que já entraram”, contou a Assessora Técnica de Educação, responsável pelos Programas do Governo federal do município de Itaíba/PE, Silene Cordeiro de Carvalho.
A capacitação contou também com a participação da Gerente Estratégica da AVSI Brasil, Ana Bianchi, a Gerente de Projetos da AVSI Brasil, Tatiana Belo e o Engenheiro Sanitarista especialista em Água, Saneamento e Higiene do UNICEF, Matheus Passos. Para as atividades do Projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos”, o UNICEF conta com a parceria da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
O Projeto
Como parte da estratégia “TEM Água”, o UNICEF e a AVSI Brasil iniciaram, em agosto de 2023, as atividades do Projeto “Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos”, visando o fortalecimento das políticas públicas e o aprimoramento do acesso à água, saneamento e higiene nas escolas, incluindo a promoção da saúde menstrual das suas alunas.
A iniciativa prevê alcançar, até julho de 2024, mais de 160 escolas rurais e 8 mil crianças e adolescentes por meio da atuação em diversas frentes de trabalho. Entre as principais ações estão o aprimoramento da infraestrutura sanitária de 40 escolas, a incidência nas políticas públicas, capacitação dos gestores e corpo discente voltado à temática da água e à sensibilização da dignidade menstrual, com doações de itens de higiene e campanhas educacionais.
A gestão eficiente e eficaz do projeto abrange uma preparação coletiva nas escolas, bem como equipe técnica, parceiros, corpo docente e discente, grupo de jovens e prefeituras, tornando assim, as escolas pernambucanas do Semiárido mais saudáveis e sustentáveis na temática da água, saneamento e higiene, desenvolvendo competências e conhecimento aos alunos, educadores e gestores na referida temática.
TEM ÁGUA
A estratégia TEM Água é uma iniciativa do UNICEF, voltada para contribuir com o acesso à água potável e ao saneamento, que inclui capacitação de municípios, trabalho em escolas e comunidades indígenas e povos tradicionais. A estratégia tem como objetivo garantir ambientes mais seguros para crianças, adolescentes e famílias, bem como para promover práticas de higiene em áreas urbanas e rurais, inclusive em situações de emergência.