Anuncio

BENEFICIáRIOS INICIAM PLANTIO DE HORTA NO CENTRO DE INTERIORIZAçãO RONDON 2

Crianças que vivem no abrigo plantaram sementes variadas

Junto com toda a equipe de colaboradores da AVSI Brasil do centro de acolhida Rondon 2, em Boa Vista, refugiados venezuelanos semearam uma horta no abrigo, na última segunda (19). A estrutura tinha sido montada anteriormente de forma voluntária entre a equipe do centro de interiorização e marceneiros mapeados pela participação comunitária.

“A primeira etapa do projeto foi para a construção de uma floreira reutilizando madeira reciclada do abrigo. Como notamos que a comunidade expressou interesse, decidimos progredir para a segunda etapa, com a construção de uma horticultura vertical dentro do refeitório do abrigo”, conta o coordenador do centro, Leandro Mendes.

Para a realização da atividade foi formado um comitê com crianças buscando incentivar o interesse sobre o assunto e ensinar a importância da responsabilidade, do plantio e os cuidados essenciais com a horta. Além disso, outros venezuelanos adultos também participaram da ação.

A estrutura da horta foi montada com canos que não estavam sendo utilizados e madeira reciclada. Foram plantadas sementes de alface crespa, alface americana, tomate cereja, cebolinha, salsa e pimenta.

Segundo o coordenador do abrigo, “foi gratificante perceber o envolvimento e os cuidados da comunidade na produção e manutenção da horta. Queremos que essa experiência sirva de motivação para a criação de uma autonomia e capacitação para que essa atividade seja desenvolvida em outros lugares”, contou Leandro.

Centros de Acolhida

O abrigo Rondon 2 faz parte do projeto Centros de Recepção e Assistência de Venezuelanos (RR) gerenciado em parceira com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Até o mês de setembro, 339 venezuelanos encontravam-se refugiados no local.