No total, 30 jovens estão participando dos cursos
Com o apoio da União Europeia e execução da AVSI, o projeto de Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e Geração de Renda, Camaragibe Melhor, está realizando formações básicas de 30 jovens.
O objetivo dessas formações é promover o desenvolvimento das habilidades profissionais e comportamentais de jovens que estão ingressando ou irão ingressar no mercado de trabalho. Para a técnica social da AVSI Brasil e responsável pela formação básica, Wildna Nascimento, é perceptível a necessidade de trabalhar e discutir os comportamentos adequados ao mundo do trabalho que garantam não só a vaga no mercado, mas a sua permanência.
Wildna ainda comenta sobre as orientações aos jovens. “A formação básica oferece aos jovens do projeto orientações que vão além das competências técnicas. Orientamos sobre como elaborar um currículo, como se comportar numa entrevista, como falar em público, como trabalhar em equipe, entre outras temáticas. Buscamos fazer do jovem o protagonista do seu desenvolvimento”, lembra.
A capacitação, realizada pela equipe técnica da AVSI, com carga horária de 20h, está acontecendo no Centro de Formação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município (SEDEC). A ação conta com a parceria da Prefeitura de Camaragibe e do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades.
Para Rafael Bispo, 21 anos, as dicas são essenciais para saber como ter um diferencial, em relação aos outros candidatos, numa entrevista. “Nesta formação aprendemos questões importantes sobre o mercado de trabalho, por exemplo como se comportar com outras pessoas e numa entrevista de emprego” relata.
O projeto Camaragibe Melhor já promoveu a formação básica para 176 jovens. Desse total, cerca de 120 já foram inseridos no mercado de trabalho como jovens aprendizes, nas áreas de construção civil e administração.