A Casa Bom Samaritano e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) prorrogaram as o período para inscrições de voluntários que desejem atuar na temática do refúgio e migração, em Brasília e na região administrativa do Varjão, no Distrito Federal. A seleção é aberta ao público com idade acima de 18 anos e que residam no Distrito Federal, pois as atividades serão exercidas presencialmente.
O processo seletivo contempla atuações em duas áreas:
1 – Para atuação direta no centro de acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos Casa Bom Samaritano, localizada na região do Lago Sul, em Brasília, para atender as seguintes funções:
- Mobilização da comunidade e doações;
- Participação coletiva;
- Nutrição;
- Psicologia (NOVO);
- Reforço escolar para adolescentes (NOVO);
- Cuidados infantis (NOVO)
- Português para adultos (NOVO).
2 – Para atuação direta no Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), localizado na região administrativa do Varjão, para atender as seguintes áreas:
- Apoio socioassistencial;
- Documentação;
- Inserção comunitária e econômica;
- Pesquisas;
- Doações;
- Registro.
Sobre a Casa Bom Samaritano
Localizado em Brasília, o Centro de Acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos Casa Bom Samaritano, acomoda famílias venezuelanas que são interiorizadas de Roraima para o Distrito Federal visando contratações pelo setor privado. O imóvel, cedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fica no Lago Sul.
A Casa Bom Samaritano está inserida no projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e IMDH, que atuam na cogestão do espaço – e tem por objetivo garantir direitos dos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio a Força-tarefa Logística e Humanitária da Operação Acolhida, promovendo a integração socioeconômica através do emprego e capacitações profissionalizantes.
O projeto conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, e parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA.
Faça um tour virtual e conheça a Casa Bom Samaritano.
Sobre o IMDH
O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) foi fundado em 1999 por Irmã Rosita Milesi, Maria Luiza Shimano e Padre. Virgilio Leite Uchoa. Está localizado no Varjão (DF), e atua no atendimento jurídico e socioassistencial, promovendo acolhida humanitária e integração social e laboral de pessoas migrantes, solicitantes de refúgio, refugiadas e apátridas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. Possui cinco eixos de atuação: 1. Acolhida e apoio socioassistencial; 2. Proteção e documentação; 3. Acesso à educação e cultura; 4. Integração comunitária e econômica; 5. Incidência.
O IMDH recebeu o prêmio Direitos Humanos (2005) e o Prêmio Solidário (2006), concedido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); o Prêmio MPT10 (2018), do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins; e a Medalha Mérito Dignidade Humana (2018), da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.
COMO PARTICIPAR:
Os interessados devem preencher o formulário disponível NESTE LINK até o dia 14 de novembro de 2022 (até 23h59m horário de Brasília).
Atenção: o preenchimento do formulário não garante a vaga para compor a equipe de voluntários. Após o término das inscrições, haverá uma pré-seleção curricular e entrevistas pontuais. A última etapa também prevê um treinamento obrigatório, antecedendo a contratação. Todas as etapas serão comunicadas por meio eletrônico (e-mail) diretamente aos inscritos.