Os colaboradores ligados aos contratos que estão sendo finalizados no Rio de Janeiro se reuniram virtualmente para um momento de reflexão sobre o percurso e agradecimento pelo trabalho realizado ao longo deste período. Durante o encontro, com mais de 30 colaboradores conectados, surgiram muitos depoimentos sobre o desenvolvimento profissional e protagonismo que muitos observaram em si mesmos durante o período de colaboração na AVSI Brasil.
A palestrante comunitária Samila Cerutti deu seu agradecimento :“quando eu cheguei pedia muito em oração a Deus que me colocasse em um emprego que me motivasse, que eu gostasse, mas principalmente que as pessoas me acolhessem. Aqui me acolheram e eu vejo o quanto crescemos juntos. Antes, não entendia quem eu era como profissional, mas hoje eu sei exatamente quem eu sou, a capacidade que eu tenho, até onde eu posso ir, quais são os meus limites e minhas qualidades”.
No último ano, com a pandemia e o distanciamento, o trabalho se tornou mais desafiador. Mas o que parecia que poderia afastar as equipes, na verdade as uniu ainda mais. A coordenadora de projetos Fernanda Souza, por exemplo, contou que nos últimos meses as equipes estavam mais próximas e dando suporte uma a outra. Gabrielle Marins, supervisora de projetos, complementou: “foi muito bom fazer esta integração entre as equipes, conseguimos conhecer um pouquinho mais de cada um e isso me fez crescer muito. Hoje eu tenho certeza que sou uma profissional bem mais preparada do que quando cheguei”.
A gerente dos projetos, Juliana Escorce, explicou que esta integração faz parte da estratégia de desenvolvimento, baseada na metodologia AVSI e seus princípios norteadores, e já era incentivada desde antes da pandemia. O intuito era “disseminar o conhecimento entre os colaboradores, para que um profissional estivesse pronto para assumir outras frentes de trabalho. Com essa integração a gente conseguiu formar equipes multidisciplinares além de fomentar o desenvolvimento”.
No encontro de agradecimentos pelo ciclo de trabalho que se encerra, os colaboradores reconheceram, portanto, como a forma da AVSI Brasil de trabalhar agregou boas experiências. A fala da Angela Milane, coordenadora de projetos, ressalta a importância dos princípios norteadores da missão: “a AVSI não vê a gente só como profissional, mas vê o indivíduo também, isso faz as pessoas crescerem porque faz a gente se sentir bem no nosso ambiente de trabalho”, contou a coordenadora. “A gente fala muito sobre a centralidade da pessoa. A gente não pode olhar a meta como se fosse um número, ou a produção como um gráfico que sobe sozinho. E esse cuidado é o método AVSI de trabalhar, de olhar a pessoa com carinho, pensando em seu protagonismo, na importância que ela tem e na história que ela carrega”, completou Juliana Escorce.
A gerente geral, Paola Gaggini, encerrou o encontro dizendo: “nunca vi na minha carreira profissional ninguém crescer sozinho, todos que eu vi crescer foram pessoas que cresceram em conjunto, se percebendo como profissionais e parte de uma equipe. Eu sempre falei que quando começamos um projeto não sabemos quanto tempo vamos passar juntos, mas que gostaria que pudéssemos ter uma experiência humana e profissional que nos faça crescer. O que me orgulha nesse momento é que vejo profissionais, pessoas que amadureceram ao longo do caminho e que poderão ir buscar novas oportunidades confiantes no que aprenderam e nas suas potencialidades”.