Anuncio

Comitê da Primeira Infância elabora alertas de risco em prol de crianças e gestantes

A ação conta com o apoio do projeto Força Tarefa, que faz parte de uma das 13 iniciativas que compõem o programa Scale-Up Urban 95 Boa Vista

Com o objetivo de garantir os direitos de gestantes e crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade, o Comitê da Primeira Infância elencou 10 alertas de riscos que se baseiam nas dificuldades para oferta de atendimento integral aos beneficiários. Composto pelos representantes das secretarias da Prefeitura de Boa Vista, o Comitê teve como norte as famílias que fazem parte de programas sociais da Prefeitura.

Em especial, o Alerta de risco 03 que trata de adolescentes grávidas com gestação não cadastrada no Família que Acolhe (FQA), visa preservar a saúde e o bem-estar das jovens e dos futuros bebês por meio do acompanhamento durante o período gestacional e pós-parto, com um olhar atento para detectar possíveis situações de vulnerabilidade ou risco social.

Nesse sentido, a equipe Força Tarefa que faz parte do programa Scale-up Urban 95 Boa Vista foi responsável por construir um Fluxo de Atendimento Integral para atuação nesse alerta de risco. A iniciativa faz parte da parceria entre AVSI Brasil, Fundação Bernard Van Leer, Fundação AVSI e Prefeitura de Boa Vista.

“Sou grata por fazer parte desse processo de construção do fluxo referente ao alerta de risco 03, pois entendo que ele é de fundamental importância para garantir os direitos dos beneficiários, bem como otimizar os serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de Boa Vista que, por sua vez, tem esse olhar sensível às demandas da primeira infância da capital, principalmente pelo FQA. Avalio que foi enriquecedor para todos, principalmente para as adolescentes que estão vivenciando esse momento da maternidade precoce e possíveis situações de vulnerabilidade e risco social”, contaAdriele Barbosa, psicóloga da equipe Força Tarefa.

No último ano, foi realizado um encontro com os servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social que atuam diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), envolvidos na aplicação do Fluxo de Atendimento do Alerta de Risco 03. Na ocasião, foi apresentado o passo a passo para execução do fluxo onde os servidores puderam analisar a viabilidade desta ferramenta como metodologia de trabalho, considerando experiências. Com isso, a ação foi avaliada de forma positiva pelos envolvidos.

Mais sobre o projeto Força Tarefa

O projeto Força Tarefa faz parte de uma das 13 iniciativas que compõem o programa Scale-Up Urban 95 Boa Vista, tendo como foco melhorar o atendimento de gestantes e crianças até seis anos. Composta por duas psicólogas e duas assistentes sociais, a equipe é encarregada de criar os protocolos de atendimentos e respostas aos alertas de risco de gestantes e crianças.