O Comitê Operacional do projeto Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento se reuniu na última sexta-feira (4), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, em Alagoinhas (BA). O objetivo principal foi revisar as atividades e obrigações da iniciativa.
No encontro, também foram definidos os termos de contratação de consultoria especializada, para realizar estudos fundamentais ao andamento do projeto: Estudo do mercado de trabalho, Matriz estratégica do polo industrial e Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (DRUP).
Na ocasião, estavam presentes membros da equipe AVSI Brasil, representados por Paula Leopoldino, gerente de projetos, Arnon Pereira, técnico social, e Ana Carla Ferreira, auxiliar administrativa, além de funcionários das secretarias, na presença de Edmundo Fiscina (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental – SEDEA), Rogério Marcus Alves (Assistência Social – SEMAS), Josefina Caldeira Neta, Laura Antônia de Lima Fontes e Geovany Souza (Infraestrutura e Planejamento Urbano – SECIN).
O projeto
“Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento” nasce de um conjunto de esforços do município de Alagoinhas, com forte envolvimento do terceiro setor e da iniciativa privada, para a redução da vulnerabilidade de áreas circunvizinhas a seus polos industriais – especificamente nas comunidades de Cruzeiro dos Montes e Jambeiro. Essas localidades são marcadas pela precariedade da qualidade de vida e a ausência de serviços sociais básicos, que contribuem e repercutem na vida dos moradores, em particular nos jovens.
Oobjetivo geral do projeto é contribuir para a redução da pobreza urbana e vulnerabilidade social de jovens e adultos moradores do município de Alagoinhas, além de alcançar organizações comunitárias, autoridades locais e empresas.