Considerando a energia elétrica como um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e suas comunidades, a AVSI Brasil atua com projetos no setor de energia e meio ambiente desde os anos 90.
A falta de acesso a um sistema regular e seguro de energia priva as pessoas de direitos fundamentais como a saúde, alimentação, segurança e educação. Diante disso, nossos projetos são desenvolvidos com o objetivo de promover o acesso à energia elétrica de forma segura e eficiente para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Também são executadas iniciativas mitigatórias e compensatórias geradas por obras de infraestrutura e empreendimentos industriais de concessionárias de energia.
Através da parceria com quatro grandes empresas de fornecimento de energia elétrica no Brasil, até maio de 2021, foram desenvolvidos projetos nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Só no ano de 2020, mais de 46 mil pessoas foram beneficiadas diretamente por essas iniciativas.
Nossa Atuação
Dentre as atividades desenvolvidas estão ações de educação sobre o uso da energia elétrica em domicílios, escolas e espaços comunitários; troca de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes; programas de coleta de resíduos para obtenção de desconto nas faturas de energia; medição e avaliações sobre eficiência energética; fornecimento de energia residencial fotovoltaica, inclusive em comunidades tradicionais e indígenas.
Joíva da Cunha, beneficiária no Rio de Janeiro, destaca que o projeto proporcionou resultados positivos não só na sua vida, como também na comunidade em que mora. “Uma parceria que beneficiou tantas pessoas com a troca de lâmpadas, geladeiras e oficinas. Foi possível melhorar significativamente a vida de várias pessoas da comunidade e isso é muito gratificante”, relata.
Formações, palestras e oficinas também compõem a lista de atividades desenvolvidas pela AVSI Brasil em parceria com as empresas de energia. No Piauí, beneficiários receberam formações sobre empreendedorismo e reuso de materiais, para desenvolvimento de negócios autônomos.
No Rio de Janeiro, Goiás e Ceará, líderes comunitários participam de formações frequentes para desenvolvimento e gerenciamento de atividades em suas respectivas comunidades. Já Salvador conta com o museu da energia, onde o público pode conhecer a história da eletricidade e aprender métodos eficientes de economia de energia por meio de experimentos científicos e equipamentos imersivos.
Reciclagem e economia
Algumas iniciativas também possibilitam que beneficiários obtenham descontos na fatura de energia elétrica. Salvador, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Recife contam com postos fixos onde recebem papeis, papelão, plásticos, metais, óleo vegetal e azeites e materiais eletrônicos. Os materiais são pesados e transformados em descontos.
Dona Jacira Nunes, beneficiária na capital baiana, vai ao menos uma vez na semana ao posto de coleta garantir seu bônus. “Eu gosto porque gera uma economia para minha família que no final faz a diferença e, ao mesmo tempo, consigo ajudar o meio ambiente”.
Desde 2008, o projeto possibilitou mais de 900 mil reais em descontos para a população de Salvador.
Pandemia
Com a pandemia da COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais, os projetos do Ceará, Goiás e Rio de Janeiro passaram a realizar orientações sobre o consumo de energia para clientes das concessionárias através de ligações telefônicas.
Até o momento, mais de 10 mil pessoas, de 137 municípios entre os três estados, receberam as dicas sobre o uso de eletrodomésticos como geladeira, carregamento de tablets, celulares e notebook, e orientações de economia em relação a iluminação nas residências.
ODS
Com atuação no setor de energia e meio ambiente, a AVSI Brasil contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 7 – Energia limpa e acessível – e número 12 – Consumo e produção responsáveis.