Premiação é reconhecimento por boa prática socioambiental
As mulheres que dão vida à Cooperárvore têm muito a comemorar. A cooperativa venceu a 10ª edição do Prêmio de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), na categoria de Responsabilidade Social, em parceria com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A cerimônia de anúncio e entrega do prêmio aconteceu na última terça-feira (14), em São Paulo.
O Prêmio AEA de Meio Ambiente tem por objetivo distinguir e homenagear empresas e profissionais de jornalismo que se destacaram por desenvolver projeto de tecnologias, responsabilidades social e ambiental e reportagens que beneficiaram o meio ambiente com resultado significativo quanto à qualidade de vida.
A Associação que promove a premiação é uma entidade sem fins lucrativos, constituída para ser um foro de debates sobre questões estratégias relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral.
A Cooperárvore foi agraciada com o prêmio por demonstrar nesses 10 anos de existência um diferencial na sua atuação, desenvolvendo produtos – como bolsas, carteiras, malas de viagem, entre outros – utilizando como matéria prima principal os resíduos da indústria automotiva, principalmente tecido automotivo e aparas de cinto de segurança.
“Estamos super orgulhosas com o prêmio, pois significa o reconhecimento do trabalho ao longo destes 10 anos de existência, onde a responsabilidade social e ambiental sempre foram o diferencial e o sucesso da cooperativa”, confessou Valéria Durães, gerente da cooperativa, em nome de todas as coorperadas.
Cooperárvore
A Cooperativa nasceu em 2006, como iniciativa do Programa Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat em parceria com a AVSI Brasil e a CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana). Desde 2014, a cooperativa é apoiada pela União Europeia no desenvolvimento de ações de geração de renda, trabalho e inclusão social, gerando novas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que empodera e engaja mulheres do bairro Jardim Teresópolis, em Betim (MG).
Desde a sua existência já foram desenvolvidas 233 mil peças, com a reutilização de 25 toneladas de material doado pela Fiat e seus fornecedores. O que antes era lixo, hoje gera esperança e renda para quatorze cooperados e suas famílias.