No dia 30 de novembro, o Coral do Árvore da Vida realizou uma importante apresentação em Belo Horizonte. Os jovens educandos do projeto executado pela AVSI Brasil no Jardim Teresópolis (Betim, MG) foram a atração musical convidada para a inauguração do 9º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, obra coletiva que conta com a curadoria do artista Leo Piló. A visita ao presépio é gratuita e com visitação até 7 de janeiro de 2024.
PRESÉPIO E APRESENTAÇÃO
O tema do presépio de 2023 é uma homenagem aos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e aos 120 anos de Cândido Portinari. A obra, que conta com a curadoria de Léo Piló e a colaboração do público — que trabalhou conjuntamente durante dois meses — recria a fachada da Igrejinha da Pampulha com materiais recicláveis. Papelão, jornais e revistas, embalagens Tetra Pak e caixas de peças automotivas são algumas das matérias-primas utilizadas para a confecção do presépio.
Assim como o presépio, o repertório montado para a apresentação do Coral do Árvore da Vida também foi inspirado no modernismo brasileiro. O maestro Júlio Bastos (AVSI Brasil) propôs um conjunto de canções com mensagens críticas e arranjos que rompem as barreiras entre o erudito e o popular. Para a apresentação, o grupo de músicos Camerata Jequitibá acompanhou os educandos do Árvore da Vida.
Ana Vilela, gestora Cultural da Casa Fiat de Cultura, celebra a participação do Árvore da Vida no evento e destaca o desenvolvimento do projeto e sua veia artística. “Inaugurar a 9ª edição do presépio com a apresentação do Coral Árvore da Vida tem um significado especial. Além de ser um projeto idealizado com o apoio da Fiat e com a comunidade ao entorno do Polo Industrial da Stellantis, percebemos que, a cada nova apresentação, o coral se aprimora envolvendo o público com grande emoção, confirmando que arte e educação são importantes pilares para o futuro das próximas gerações.”
Para o diretor artístico da AVSI Brasil e maestro do Árvore da Vida, Júlio Bastos, a apresentação dos jovens na Casa Fiat de Cultura demonstra o amadurecimento dos educandos em diversas frentes trabalhadas pelo projeto. “É evidente o crescimento do nível artístico, cultural e intelectual deles durante o ano. Mas não só isso, é notável o desenvolvimento das relações interpessoais desses jovens. Proativos, sabem trabalhar em equipe e demonstram capacidade de liderança. Eles estão capacitados para lidar com uma diversidade de cenários além do âmbito do Árvore da Vida. ”, disse o maestro.
Paulo Guilherme, de 13 anos, é um dos educandos membros do Coral do Árvore da Vida. Com apenas um ano de projeto, Paulo já compõe o Grupo de Espetáculo e realiza apresentações de grande porte como o “Árvore da Vida: Uma jornada poética e musical”, que lotou o Teatro do Minas Tênis Clube, no dia 24 de outubro. O jovem demonstra satisfação com as apresentações recentes do grupo e, também, com o seu próprio desenvolvimento, desafiado com o novo repertório montado para a Inauguração do 9º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura. “Eu estava meio inseguro, muitas músicas novas e com outras técnicas vocais, mas eu consegui pegar bem rápido. Fico muito feliz de estar há apenas um ano no projeto e saber que estou dando meu melhor e desenvolvendo bastante a minha maturidade”, conta o educando.
PARCERIA
O jovem é um dos mais de 300 beneficiados pelo projeto Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis (Betim, MG), com oficinas de Formação Humana e Canto Coral. As atividades são fruto da parceria entre AVSI Brasil, Stellantis e Fundação Banco do Brasil. Após três anos desta iniciativa, mais de 1.200 moradores da comunidade foram impactados diretamente.
Além dos eixos voltados à juventude, o projeto também conta com uma vertente direcionada ao fortalecimento da sociedade civil. A parceria é responsável pela criação do primeiro coworking social de Betim, o Espaço Colheita, onde lideranças e empreendedores sociais do Jardim Teresópolis podem utilizar de uma estrutura completa para trabalho — de maneira gratuita. Ainda, 30 representantes de Organizações da Sociedade Civil da região participaram de um curso de capacitação para escrita e gestão de projetos, e puderam inscrever suas propostas em um edital de apoio técnico financeiro. Dez projetos foram contemplados pelo edital e estão sendo executados até o final do primeiro semestre de 2024.
Fotos: Leo Lara