Durante o mês de dezembro, diversas atividades foram realizadas nos abrigos geridos pela AVSI Brasil em Roraima, com o objetivo de celebrar o Natal e promover momentos de integração e alegria para a comunidade migrante e refugiada. As ações contaram com a colaboração das equipes de Proteção de Base Comunitária (PBC), voluntários da comunidade acolhida.
Nos abrigos Rondon 1, Rondon 5, Waraotuma a Tuaranoko, Janokoida, em Boa Vista, e BV-8, em Pacaraima, os preparativos incluíram apresentações culturais, decoração temática e a tradicional cerimônia de iluminação das luzes de Natal. As atividades buscaram unir tradições natalinas e culturais de diferentes lugares.
A organização das celebrações envolveu a confecção de enfeites e árvores de Natal, realizadas de forma colaborativa entre a equipe da AVSI e os comitês de cultura, compostos por residentes dos abrigos, engajados em realizar atividades como essa. Ensaios para apresentações culturais também fizeram parte da programação, trazendo danças e músicas que mesclam influências venezuelanas e brasileiras.
As equipes de Proteção de Base Comunitária, esteve a frente do desenvolvimento dos trabalho junto a comunidade, a equipe preparou desde a programação do evento, confecção dos enfeites de natal e como no caso do abrigo BV-8 em Pacaraima, preparou uma coreografia especial e participação do Grinch, personagem amado e um símbolo do verdadeiro significado das Festas de fim de ano.
“A atividade em si, foi muito dificultosa, porém conseguimos obter um resultado melhor do que estávamos esperando, o engajamento da comunidade foi muito bom, eles participaram até mais do que esperávamos”. Disse Bárbara, membro da equipe AVSI.
Tanto em Boa Vista, quanto em Pacaraima as apresentações culturais de dança e coral contaram com a participação de mais de 40 crianças e adolescentes que junto ao apoio da comunidade.
Para as crianças, especialmente, a data é muito importante pois possibilita uma oportunidade de vivenciar momentos de alegria e criação de memórias positivas, que ajudam no processo de adaptação e integração em um novo país. Para os adultos, representa uma chance de se reconectar com suas identidades culturais e compartilhar experiências junto a toda comunidade abrigada.
Essas celebrações reafirmam o compromisso da AVSI Brasil em promover ações comunitárias para a população migrante e refugiada, proporcionando não apenas assistência, mas também experiências que valorizam a dignidade e fortalecem os vínculos sociais, ações como essas são frutos de parcerias como o Ministério de Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Força-Tarefa Logística-Humanitária.