Crianças venezuelanas do Centro de Interiorização Rondon 2, na cidade de Boa Vista, em Roraima, participaram da primeira colheita da horta suspensa no início deste mês. A atividade aconteceu com a ajuda da equipe de colaboradores AVSI Brasil.
Entre outros fatores positivos, o plantio trouxe para as crianças o entendimento sobre a importância da higienização dos alimentos antes do consumo. Também foi possível fortalecer a relação entre eles e a natureza já que, desde outubro, quando as sementes foram plantadas, foi identificado que muitas crianças passaram a ter mais cuidados com as mudas e maior interesse e vontade de mantê-las saudáveis e em segurança.
“Eles também passaram por uma visita sensorial pela horta. Sentiram a textura e as diferenças das sementes antes do plantio, o cheiro das folhas, e perceberam as cores e sabores após a colheita. Foi um projeto de educação no qual pudemos plantar um pouco de responsabilidade social e ambiental em cada uma das crianças”, conta Juliete Domingos, assistente de campo do centro de interiorização, que também orientou as crianças sobre alimentação saudável e a importância para a saúde de consumir hortaliças.
Centros de Acolhida
O abrigo Rondon 2 faz parte do projeto Centros de Recepção e Assistência de Venezuelanos (RR) gerenciado em parceira com a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR). Até o mês de setembro, 339 venezuelanos encontravam-se abrigados no local.