Anuncio

Curso capacita quilombolas da comunidade Sumidouro em práticas sustentáveis de convivência com o Semiárido

O curso é resultado do Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ-OITIS) elaborado e financiado pela Neoenergia, e desenvolvido localmente pela AVSI Brasil

A Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ) Sumidouro, localizada em Queimada Nova, no Piauí, recebeu um curso inovador que integra o Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ-OITIS) da Linha de Transmissão 500kv da Neoenergia, executado pela AVSI Brasil. O curso “Saberes e Práticas de Convivência com o Semiárido” capacitou 16 quilombolas em técnicas sustentáveis de produção agrícola e manejo animal, somando um total de 120 horas de aulas teóricas e práticas.

Ministrado pelo técnico em agropecuária Wilson Ribeiro, o curso seguiu o princípio de não agressão à natureza, abordando três eixos temáticos: Irrigação e Drenagem, Cultivo de Palma e Manejo de Caprinos e Ovinos. Os participantes estudaram a história da irrigação e as principais técnicas utilizadas atualmente, os cuidados necessários para o cultivo da palma forrageira e as características das raças de caprinos e ovinos mais comuns no Brasil, com foco em práticas de manejo sustentável.

A prática foi um dos pontos altos do curso, com a montagem de dois sistemas de irrigação por gotejamento. O primeiro foi implantado na localidade de Serrinha, em uma área de 6 mil m², e o segundo na localidade Vereda do Sal, com 3 mil m², totalizando 10 mil m² de cultivo de palma forrageira. Além disso, os participantes aplicaram técnicas de prevenção de doenças em rebanhos, reforçando as boas práticas sanitárias na caprinovinocultura da comunidade.

A iniciativa faz parte das ações do PBAQ-OITIS da Neoenergia, que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento sustentável e a autonomia das comunidades quilombolas, promovendo a preservação cultural e o fortalecimento territorial.

Programa Básico Ambiental Quilombola

O Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ) é um documento técnico que visa minimizar ou mitigar os impactos ambientais de um empreendimento ou atividade, conforme exigido pela legislação ambiental. Com o propósito de executar o PBAQ condicionado no licenciamento do INCRA para a Linha de Transmissão 500 kV OITIS (PI), a Neoenergia estabeleceu contrato com a AVSI Brasil. As ações são prestadas na Comunidade Remanescente Quilombola (CRQ) Sumidouro, localizada em Queimada Nova, a menos de 2 km do trecho mais próximo da LT 500 kV Oitis.