Por: Tayna Silva
O Programa Árvore da Vida, realizado pela AVSI Brasil no bairro Jardim Teresópolis, em Betim–MG, certificou no último mês as duas últimas turmas do Projeto de Introdução à Informática. A iniciativa beneficiou mais de 200 pessoas ao longo de um ano, oferecendo aulas gratuitas no Coworking Espaço Colheita do Programa Árvore da Vida.
Voltado inicialmente para adolescentes e jovens entre 13 e 19 anos, o projeto atendeu também uma demanda crescente da comunidade: adultos com mais de 40 anos. A turma final foi composta por mulheres donas de casa que, como disse a educanda Crislane Aparecida da Cruz, “acabam invisibilizadas e sem opção”, mas que encontraram no curso uma chance de se reconectar com o mercado de trabalho. “Foram só 10 dias, mas me deu uma nova visão e esperança”, contou emocionada.

O conteúdo das aulas incluiu o uso básico de ferramentas como Word, Excel, PowerPoint e noções sobre navegação segura na internet — conhecimentos fundamentais tanto para o mercado de trabalho quanto para o dia a dia. O objetivo principal foi promover a inclusão digital e ampliar as oportunidades profissionais dos participantes.
“Aprendi coisas que estou usando bastante no ensino médio. Eu mesma não sabia produzir um texto no computador. O curso me ajudou muito”, afirmou Julia Sthefani Mendes Pereira, 15 anos, participante da turma 11.
As 14 turmas formadas ao longo do projeto tiveram, em média, 15 alunos cada. O curso contou com o apoio financeiro da empresa Tupy, parceira do Programa Árvore da Vida, que também esteve presente no encerramento das atividades. Nilson Junio, representante da área de Responsabilidade Social da empresa, participou de uma das últimas aulas e parabenizou os alunos pessoalmente.

Sobre a iniciativa
O Projeto de Introdução à Informática nasceu a partir de uma necessidade real identificada pelas empresas parceiras do Programa Árvore da Vida: muitos jovens encaminhados para vagas de emprego estavam sendo desclassificados nos processos seletivos por não dominarem o básico do Pacote Office, apesar de dominarem redes sociais e outras tecnologias do cotidiano.
Para mudar esse cenário, a AVSI Brasil, em parceria com a Tupy — multinacional brasileira do setor de metalurgia —, estruturou o curso com foco na capacitação digital de jovens acima de 14 anos, moradores do Jardim Teresópolis e região. Com carga horária de 20 horas por turma, o projeto alcançou a meta de formar 14 turmas e certificar 200 participantes. A formação, além de ampliar as chances de empregabilidade, incentiva a permanência dos jovens na escola e promovido a inclusão digital como ferramenta de cidadania e autonomia.
