Os integrantes vão realizar uma intervenção comunitária em Araçás (BA)
“Eu venho de um processo em que você prepara o jovem para ir ao mercado de trabalho, e agora você recebe o operário que já vem do mercado para realizar outra qualificação. O prazer é dobrado. É uma experiência ímpar”. Assim o professor Cícero da Silva define a capacitação em Pintor de obras para os ex-funcionários da Ferbasa e moradores de Araçás (BA).
A iniciativa conta com a participação de 25 alunos, que agora têm a oportunidade de realizar um curso profissionalizante para reingressar ao mercado de trabalho.
O módulo específico do curso de Pintor de obras, ministrado pelo professor do Senai Cícero da Silva, coloca os alunos em contato com técnicas e temas como a segurança do trabalho na construção civil, produtividade, leitura e interpretação de projeto arquitetônico, estudo das ferramentas, conceito de tintas, conhecimento dos materiais de pintura, entre outros.
“O processo que está sendo desenvolvido com eles serve para todos, independentemente do nível em que estão. Nós conseguimos equiparar a turma e hoje o envolvimento e a participação deles é quase 100%. Nós induzimos os alunos a responderem suas próprias perguntas”, afirma Cícero.
O projeto contará também com uma intervenção comunitária em que os participantes vão poder colocar em prática o que apreenderam em sala de aula e contribuir a recuperação de um espaço público.
Desempregado há 7 meses, o aluno Fagner Souza Rosasmostra seu entusiasmo com a oportunidade. “Eu vi esse curso como uma nova porta para minha vida profissional porque a gente vem trabalhando na área de pintura de maneira autônoma, sem uma credencial, sem um certificado. Esse curso veio para eu poder ter qualificação e enfrentar o mercado de trabalho”, conta.
O curso está sendo ministrado dentro do trailer do Senai, estacionado no pátio do Colégio Municipal de Araçás, de segunda a sexta das 8h30 até as 11h30. A carga horária total será de 234 horas.