Anuncio

Curso de Robótica Educacional reúne jovens e familiares em Betim

Cerimônia de certificação da segunda turma destaca projetos inovadores desenvolvidos por adolescentes no Programa Árvore da Vida, com apoio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA)

O Programa Árvore da Vida, realizado pela AVSI Brasil, realizou a cerimônia de encerramento da segunda turma do curso de Robótica Educacional Jovem de Futuro, em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) através do FIA (Fundo da Infância e Adolescência). O evento aconteceu este mês, no espaço do Programa, localizado no Jardim Teresópolis, em Betim–MG, e contou com a presença de educandos, familiares e convidados.

Durante a cerimônia, os participantes apresentaram uma demonstração prática dos projetos desenvolvidos ao longo da oficina. A turma, composta por jovens de 13 a 16 anos, criou soluções tecnológicas para problemas hipotéticos, como um veículo controlado via bluetooth para atravessar cancelas de shopping, um elevador que direcionava a viagem com base em passes (ou tickets) coloridos e um robô capaz de atravessar terrenos irregulares para salvar vítimas.

A celebração foi marcada por um vídeo que destacou as atividades realizadas pelos jovens e uma entrega dos certificados, que reconheceu o esforço e a dedicação dos participantes. Raquel Ferreira, mãe da aluna Lívia Thaila, expressou seu orgulho. “Foi uma experiência maravilhosa! Com certeza esse curso será muito importante no começo da vida profissional dela”, comenta. Tânia Pereira, mãe da aluna Maria Luísa Goulart, também compartilhou sua satisfação: “Minha filha vai seguir esse caminho graças ao Árvore da Vida. Só tenho a agradecer por tudo”, comemora.

A ação de Robótica Educacional, do Programa Árvore da Vida, teve como objetivo utilizar a tecnologia como ferramenta educacional para reduzir desigualdades sociais e promover o acesso à educação STEAM.

Árvore da Vida

O Árvore da Vida é um programa social realizado pela AVSI Brasil, que tem como premissa a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de ações socioeducativas e a capacitação profissional de jovens e adultos na comunidade Jardim Teresópolis (com 60 mil habitantes), no município de Betim, em Minas Gerais.